3 anos de mandato: as realizações da Câmara na Saúde, Família e Ação Social

3 anos de mandato: as realizações da Câmara na Saúde, Família e Ação Social 13/11/2023 12:03Hs

3 anos de mandato: as realizações da Câmara na Saúde, Família e Ação Social

A equipa dirigida por Fábio Vieira tomou posse a 18 de novembro de 2020. Três anos depois passamos em revista as realizações da Câmara Municipal de Mosteiros nas suas principais áreas de intervenção.

A Saúde, a Família e a Ação Social compõem um Pelouro de capital importância para a Câmara Municipal, que trabalha para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, executando vários programas, projetos e atividades.

O investimento da Câmara Municipal é de milhares de contos nestas áreas que são prioritárias para o município.

O programa Mais Saúde é um dos destaques nesta área. Através da cooperação descentralizada, a Câmara Municipal tem facilitado o acesso a cuidados de saúde aos munícipes, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade. No âmbito deste programa, a CMM tem mobilizado equipas médicas, dentro e fora do país, para consultas de especialidade, a título gratuito, no concelho de Mosteiros. Até então já foram contempladas mais de 500 famílias, de todas as localidades, com consultas de especialidade.

De uma Feira de Saúde anual, em 2020, a Câmara Municipal passou a realizar, em parceria com o Centro de Saúde, uma média de 8 Feiras de Saúde por ano, em 2023, o que reflete o grande empenho desta edilidade em criar condições para um município saudável, apostando na prevenção e na sensibilização.

O apoio médico e medicamentoso tem chegado a centenas de famílias de Mosteiros. Assim como o programa de apoio a evacuações médicas. São mais de 2500 contos/ano.

No quadro do Fundo Municipal de Emergência Social (FMES), a Câmara Municipal tem garantido apoio a pessoas com mobilidade reduzida, facilitando o seu dia a dia. Uma vez mais, através da cooperação descentralizada, a Câmara Municipal mobilizou, nestes três anos, mais de 300 cadeiras de rodas, andarilhos, bengalas e outros materiais. Um investimento de perto de 800 mil escudos, só da Câmara Municipal, ao qual se acresce outras centenas de contos mobilizados junto de parceiros.

A promoção da higiene e da alimentação saudável é outra ação importante coberta pelo FMES.  Através deste fundo, a Câmara Municipal garante acesso a produtos básicos de higiene a dezenas de pessoas idosas, bem como a pessoas portadoras de deficiência. E assegura, igualmente, subsídios de alimentação a outras dezenas de pessoas, um pouco por todo o concelho, aliviando o esforço financeiro de famílias com parcos recursos.

Do pré-escolar ao secundário. Da formação profissional ao ensino superior. Centenas de crianças, adolescentes e jovens, provenientes de famílias de baixa renda, contam com o suporte da Câmara Municipal liderada por Fábio Vieira. São cerca de 12 mil contos por ano. Deste montante, 5 mil contos são investidos no Transporte Escolar. Há outros 3 mil que se destinam a estudantes do ensino superior, em forma de subsídio. Há ainda benefícios para estudantes do secundário, do ensino profissional e do ensino recorrente, investimentos aos quais se junta a aquisição e atribuição de kits escolares. São investimentos de 4 mil contos por ano, montante que tem aumentado de ano para ano, devido às crises que têm afetado as famílias, fazendo com que recorram, cada vez mais, ao poder público para financiar a educação de seus filhos.

O investimento nas famílias de Mosteiros dá-se também por via da Habitação, da Água e da Energia.

Nestes 3 anos de governação municipal, a Câmara já garantiu o acesso a água potável, através de ligações domiciliárias, a cerca de 500 famílias, garantindo cobertura de rede a 100% no município. As localidades de Atalaia, Relvas, Rocha Fora e Ribeira do Ilhéu foram amplamente contempladas, por via de programas financiados através da cooperação descentralizada, nomeadamente, junto da Afosol (Associação Fogo Solidário), da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (IJCSUD) e do Fundo de Descentralização, subvencionado pela Cooperação Luxemburguesa.

Graças ao programa ‘Uma Família, Uma Torneira’, da Câmara Municipal, agora os habitantes de Labâ Rosto, em Relvas, têm agua potável em casa. É também a realidade dos habitantes de Rocha Fora, Ribeira do Ilhéu e Atalaia, que antes tinham de percorrer alguns quilómetros para adquirir água.

E com este investimento, o município de Mosteiros está a menos de uma centena de ligações domiciliárias para realizar o ODS 6, referente à água e saneamento para todos.

Com o ‘Nha Kaza Nha Grandeza’, programa habitacional da Câmara Municipal de Mosteiros, centenas de famílias já foram contempladas. Esta Câmara já permitiu a dezenas de famílias realizarem o sonho de casa própria, a outras tantas o de melhoria da qualidade habitacional e a outras ainda o de acesso a terrenos, a título gratuito, para construção de habitação própria. O investimento global, considerando as construções de raiz, as reabilitações e o apoio à construção, aproxima-se dos 100 mil contos.

A terceira idade merece uma tenção especial desta Vereação dirigida por Fábio Vieira. No âmbito do programa ‘Bedjâ ku dignidadi’ várias ações têm sido implementadas ao longo do ano.

A par das intervenções inscritas neste programa, que têm permitido garantir cuidados a pessoas idosas, apoio médico e medicamentoso, acesso a habitação condigna, a Câmara Municipal tem colaborado financeiramente na manutenção do Centro de Dia gerido pela Paróquia de Nossa Senhora de Ajuda, no centro multiusos de Queimada Guincho, edifício construído pela autarquia mosteirense.

A Ação Social da Câmara Municipal alastra-se ainda por diversas áreas, nomeadamente, o associativismo juvenil e comunitário, o voluntariado, o combate ao uso do álcool e outras drogas ilícitas, o apoio a programas de proteção da infância, da mulher e da terceira idade, e a educação para a cidadania.

O rosto mais visível destas intervenções tem sido o programa de Animação Comunitária, que tem levado novas dinâmicas às localidades, com propostas que passam pela informação/sensibilização em áreas diversas, intercâmbio de gerações, jogos e animação musical, dentre outras atividades.

GCI

Deixe seu Comentário