Social: Câmara Municipal homenageia profissionais de saúde e diáspora pela atuação no combate à Covid-19

Social: Câmara Municipal homenageia profissionais de saúde e diáspora pela atuação no combate à Covid-19 14/08/2021 14:08Hs

Social: Câmara Municipal homenageia profissionais de saúde e diáspora pela atuação no combate à Covid-19

A sessão solene da Assembleia Municipal realizada na manhã desta sexta-feira,13, teve, de entre outros, um momento especial: uma homenagem aos profissionais de saúde de Mosteiros e aos emigrantes do concelho pela sua atuação no combate à Covid-19.

A Câmara Municipal aproveitou o momento para atribuir diplomas de reconhecimento a estes agentes importantes do combate à Covid-19 e assistência às famílias do concelho.

O delegado de saúde Mosteiros agradeceu o gesto da Câmara Municipal. Miguel Rosa enalteceu o trabalho feito pelos profissionais de saúde do concelho, que, desde a primeira hora, se empenharam no combate à pandemia. O dirigente falou também da importante parceria com a Câmara Municipal durante todo este período até agora. “Uma parceria que tem dado resultados” em benefício da população local.

António Pires, emigrante nos Estados Unidos, que recebeu o diploma destinado à comunidade emigrada, também agradeceu o gesto da autarquia. “Isto deve motivar-nos a nós os emigrantes a continuarmos a contribuir para o bem-estar da nossa comunidade residente e no combate à pandemia”, disse.

Presidente Fábio Vieira

No seu discurso, o presidente da Câmara Municipal de Mosteiros, Fábio Vieira, falou de “uma justa e merecida homenagem aos médicos, aos enfermeiros e demais profissionais da saúde que continuam a arriscar suas vidas diariamente para tentar salvar outras vidas”.

“Ao longo deste último ano e meio, esses profissionais que se expõem na linha de frente, vêm enfrentando não só o aumento do nível de stress e de ansiedade, como muitas vezes a falta de condições para o tratamento de uma doença nova que tem desafiado a própria ciência.”, enfatizou o autarca.

Para Vieira “esta é, por tudo isto, oportunidade ímpar para nos lembrarmos destes soldados que, sem olhar a sacrifícios pessoais e familiares, têm sido de primeira grandeza nesta guerra contra um temível adversário e imprevisível”.

“Ao comemorarmos estes 30 anos da criação do nosso Município ainda num contexto de precariedade da saúde pública em virtude da crise pandêmica, esta Câmara e todos os seus profissionais se associam num grande agradecimento de coração, a todos os profissionais de saúde, porque em verdade são eles que dedicam suas vidas para salvar a nossa.”

Para o presidente “gratidão até parece pouco, muito pouco para expressar o quanto devemos aos profissionais da saúde, que estão em linha de frente a cuidar de todos num momento tão sombrio por que todos passamos.”

O dirigente autárquico disse ainda que “esta sessão solene e daqui desta tribuna, sinto ser este o tempo de valorizar pessoas essenciais e render uma justa homenagem aos que se dedicam e fazem o melhor em defesa da vida, trazendo esperança para todos.”

“Quando o mundo inteiro se silenciou diante da pandemia, ruas vazias, corações aflitos, quando o vírus se instalava perante a nossa impotência, havia uma frente que se pós em sentido e de prontidão e que merece ser lembrado pela sua coragem, eficiência e importância: refiro-me naturalmente à frente dos profissionais da saúde. Nestes duros tempos ser um profissional da saúde é mais do que nunca, uma contribuição para a humanidade e para a vida”, concluiu.

Bombeiros Voluntários e Emigrantes

Na mesma linha de raciocínio, o presidente da Câmara Municipal aproveitou a ocasião para também tributar “um reconhecimento merecido aos bombeiros voluntários de Mosteiros, pela abnegação, pelo espírito de sacrifício e toda colaboração que vem prestando neste momento de crise pandémica provocada pela Covid-19.”

Os emigrantes mereceram igualmente palavras elogiosas do presidente da Câmara Municipal, que expressou “apreço e gratidão também nossa imensa comunidade emigrada”, que prontamente aliou os seus esforços à Câmara Municipal de Mosteiros, na criação de um Fundo Municipal de Emergência Social para assistir as famílias mais carenciadas do município, “o que nos permitiu mitigar os efeitos desta crise pandémica.”      

GCI

Deixe seu Comentário