Relatório de Atividades e Contas de 2021: PAICV faz avaliação positiva. MpD abstém-se

Relatório de Atividades e Contas de 2021: PAICV faz avaliação positiva. MpD abstém-se 29/04/2022 12:26Hs

Relatório de Atividades e Contas de 2021: PAICV faz avaliação positiva. MpD abstém-se

A Assembleia Municipal de Mosteiros reuniu-se esta quinta-feira,8, para apreciar o Relatório de Atividades e o da Conta de Gerência da Câmara Municipal referentes ao ano de 2021.

Após debate sereno, os deputados do PAICV (9), apreciaram positivamente os documentos. Os do MpD (4) abstiveram-se.

Para o líder do grupo maioritário os relatórios refletem a boa performance que a Câmara Municipal de Mosteiros teve, a vários níveis, no ano de 2021.

Isildo Gomes destacou o fato de a Câmara Municipal ter investido na melhoria da qualidade de vida das pessoas, num momento difícil por que passa o mundo e Mosteiros.

O representante da bancada do PAICV enalteceu as obras realizadas no âmbito do Nha Kaza Nha Grandeza, da Educação, do Ensino Superior, das Obras Públicas, das Atividades Geradoras de Rendimento, da Assistência Medicamentosa e da Segurança Alimentar. Tudo, concluiu, baseado numa visão clara de promoção do bem-comum e da qualidade de vida dos cidadãos.

A oposição falou por intermédio de Carlos Lopes, que pontuou “alguns sinais de mudança” na implementação de políticas públicas municipais, em especial no quadro do programa habitacional Nha Kaza Nha Grandeza e na organização de serviços. O líder substituto da bancada do MpD concluiu que, não obstante tais melhorias, a Câmara Municipal podia ter realizado mais no ano passado.

Talaia Baxu e Ribeira do Ilheu

A zona norte do concelho esteve bastante presente na sessão da Assembleia Municipal realizada esta quinta-feira,28.

O estádio municipal de Ribeira do Ilhéu, em fase de conclusão, vai ter o nome de Alírio Lopes de Pina (vulgo Alírio Lion). A proposta da Câmara Municipal para a atribuição do seu nome ao estádio foi aprovada por unanimidade.

Talaia Baxu, género musical e de dança, oriundo da localidade de Atalaia, foi outro tema desta sessão. Os eleitos municipais pronunciaram-se, a pedido da Assembleia Nacional, sobre a proposta de lei que institui o dia nacional da Talaia Baxu, entretanto aprovada, ainda antes da sessão da AMM, no Parlamento Nacional.

Ambas as bancadas manifestaram sua satisfação em ter um dia nacional de Talaia Baxu.

Estiveram ambas também de acordo quanto à condução de todo o processo pelo proponente e ao conteúdo da nota justificativa que acompanhou a proposta de projeto de lei.

Carlos Lopes afirmou, em representação da bancada do MpD, que, caso fosse necessário, o seu grupo votaria contra ou, “quando muito”, abster-se-ia.

Isildo Gomes, do PAICV, concordou com o posicionamento do MpD, enaltecendo a importância da iniciativa para a valorização do género musical, mas reprovando o exercício que antecedeu a aprovação do dia nacional, que deixou muito a desejar, sendo exemplo disso, o conteúdo que sustenta a proposta apresentada na Assembleia Nacional.

GCI

Deixe seu Comentário