Projeto REHDES: Mosteiros participa em Forum sobre Tratamento de Lixo em São Tomé

Projeto REHDES: Mosteiros participa em Forum sobre Tratamento de Lixo em São Tomé 15/11/2021 11:22Hs

Projeto REHDES: Mosteiros participa em Forum sobre Tratamento de Lixo em São Tomé

O presidente da Câmara Municipal, Fábio Vieira, e o ponto focal do projeto REHDES em Mosteiros, Pedro Teixeira, participaram, a convite da organização, no fórum realizado no quadro do projeto REHDES – Reforço Holístico para o Desenvolvimento Sustentado, financiado pela União Europeia em 2,2 milhões de euros, para garantir o tratamento do lixo e o desenvolvimento sustentável da cidade de São Tomé, até o ano de 2023.

Falando como um dos oradores convidados, o presidente da Câmara Municipal de Mosteiros enfatizou que “é um compromisso colaborar para fazer deste projeto um caso de sucesso. Um modelo a replicar em outros distritos de São Tomé e Príncipe, e porque não, em outros territórios além-fronteiras”.

À margem do Fórum realizado em São Tomé, Fábio Vieira participou num painel televisivo promovido pela estação pública de São Tomé e Príncipe, para falar do projeto REHDES.

Na ocasião, o autarca mosteirense defendeu que “a apropriação deste projeto por parte de todos os atores sociais e políticos e, em especial, as PESSOAS (os seus beneficiários diretos), pressupõe uma estratégia de comunicação robusta e inclusiva. Não deixando ninguém para trás”.

Vieira afirmou que “tem sido gratificante participar nessas iniciativas e poder partilhar as nossas modestas experiências e boas práticas em matéria do planeamento e gestão dos resíduos sólidos”.

O presidente da CMM esteve também nos estúdios da Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe, numa entrevista sobre o projeto REHDES - Reforço Holístico para o Desenvolvimento Sustentável, a ser implementado no Distrito de Água Grande.

Na rádio pública, Fábio Vieira realçou a importância da cooperação descentralizada, afirmando que “não importa as origens e muito menos as nossas diferenças, a cooperação afigura-se, hoje, como um poderoso instrumento de combate das assimetrias e de promoção do bem comum”.

GCI

Deixe seu Comentário