Presidente Fábio Vieira discursa na apresentação pública do projeto REHDES em São Tomé e Príncipe

Presidente Fábio Vieira discursa na apresentação pública do projeto REHDES em São Tomé e Príncipe 28/04/2021 15:49Hs

Presidente Fábio Vieira discursa na apresentação pública do projeto REHDES em São Tomé e Príncipe

Uma delegação de Mosteiros chefiada pelo presidente da Câmara Municipal, Fábio Vieira, está em São Tomé e Príncipe no âmbito do projeto ´Reforço Holístico para o Desenvolvimento Sustentável’.

Na apresentação do projeto no município de Água Grande, o presidente da Câmara Municipal de Mosteiros interveio, destacando a importância da cooperação e da partilha de boas práticas visando a sustentabilidade ambiental das comunidades.

Fábio Vieira manifestou a exultação do nosso município em fazer parte deste projeto e poder partilhar “as nossas modestas experiências e boas práticas em matéria de gestão de resíduos sólidos, na certeza de que serão úteis para o modelo de gestão de resíduos que se quer desenhar para o Distrito de Água Grande em São Tomé e Príncipe”. 

Eis o discurso do presidente da Câmara Municipal de Mosteiros:

“Senhora Embaixadora da UE para África 

Senhor Embaixador de Portugal em STP

Senhor Presidente do Consórcio da Ribeira Espanha

Senhor Representante do Governo de STP

Senhor Presidente da Câmara Distrital de Água Grande

Senhoras e senhores convidados 

Minhas senhoras e meus senhores 

Permitam-me, em primeiro lugar, em meu nome pessoal e em nome do município de Mosteiros agradecer a forma calorosa como fomos recebidos em São Tomé e Príncipe, um país irmão, com quem mantemos laços umbilicais e históricos de amizade e cooperação.

Em segundo lugar, felicitar os proponentes deste projeto pela ousadia e ambição, mas sobretudo pela assertividade da escolha. Penso que todos estamos de acordo que a gestão dos resíduos sólidos constitui um dos principais handicaps para a sustentabilidade ambiental e o progresso social e económico, sobretudo dos países menos desenvolvidos.

Portanto, é de se louvar toda e qualquer iniciativa social que eleja a sustentabilidade ambiental como prioridade da agenda política e governativa de qualquer país, ilha, distrito ou município.

Por isso, estão de parabéns o governo de São Tomé e Príncipe, a EU, a Câmara Distrital de Água Grande, o Consórcio da Ribeira de Espanha, a Câmara Municipal de Mosteiros e todos os demais atores e parceiros envolvidos na preparação e execução do projeto REHDES.

Permitam-me, igualmente, de forma muito especial, felicitar e agradecer a União Europeia, pela sua abnegação às causas de desenvolvimento e por estar associada, mais uma vez, a mais um grande projeto em África, o que a atribui a etiqueta de um dos parceiros mais importantes do desenvolvimento estratégico da África e dos países da CPLP, em particular de São Tomé e Príncipe e Cabo Verde. 

A ilha do Fogo, em Cabo Verde, foi, recentemente, também beneficiária de dois projetos financiados pela União Europeia, em mais de 1 milhão de €, gerido pela ONG italiana COSPE, para o desenvolvimento do ecoturismo sustentável e o agroturismo. E, hoje, há marcas indeléveis desses projetos no modelo de turismo sustentável que se desenvolve na ilha do Fogo, com impactos diretos na vida das pessoas.

Quero aqui, enquanto Presidente da Câmara Municipal de Mosteiros, município cabo-verdiano, co-requerente deste projeto, manifestar a nossa exultação em fazer parte deste projeto e poder partilhar as nossas modestas experiências e boas práticas em matéria de gestão de resíduos sólidos, na certeza de que serão úteis para o modelo de gestão de resíduos que se quer desenhar para o Distrito de Água Grande em São Tomé e Príncipe. 

No mesmo sentido, quero também exprimir o nosso empenho e determinação na preparação de toda a logística de formação e capacitação técnica dos colaboradores de São Tomé e Príncipe e a realização de visitas de estudo para garantirmos o sucesso deste projeto no Distrito de Água Grande, por forma a servir de modelo de referência para outros distritos e todo o país.

E por que não para outros países africanos que lidam com o mesmo problema.

Vivemos num mundo cada vez mais global e esta crise pandémica, despoletada pela Covid-19, com efeitos nefastos um pouco por todo mundo tem-nos revelado que a parceria global é o caminho mais seguro para o desenvolvimento sustentável e a construção de um mundo cada vez mais equilibrado, próspero e seguro.

A Câmara Distrital de Água Grande tem uma oportunidade de ouro para modernizar todo o seu sistema de gestão de resíduos sólidos e melhorar a qualidade de vida da sua população. Mas é imprescindível o engajamento e uma efetiva participação de todos atores sociais e políticos na implementação deste projeto: o governo, a câmara distrital, as instituições do terceiro setor e, sobretudo, a sociedade civil.

Termino, citando uma célebre frase de Madre Teresa de Calcutá: Eu posso fazer coisas que tu não podes, tu podes fazer coisas que eu não posso; juntos podemos fazer grandes coisas.

 Muito obrigado e um bem-haja a todos.”

Distrito de Água Grande em São Tomé e Príncipe, aos 28 de abril de 2021.

O Presidente de Câmara,

Fábio Vieira

Deixe seu Comentário