Pesca: 13 pescadores de Mosteiros concluem formação em navegação e captura em alto mar

Pesca: 13 pescadores de Mosteiros concluem formação em navegação e captura em alto mar 29/06/2022 13:10Hs

Pesca: 13 pescadores de Mosteiros concluem formação em navegação e captura em alto mar

A iniciativa de capacitação de operadores de pesca está inscrita no projeto de Desenvolvimento da Fileira da Pesca de Mosteiros, constante do Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Sustentável (PEMDS), e foi financiada pela Cooperação Luxemburguesa, através do Fundo de Descentralização.

A cerimónia de encerramento oficial da formação, realizada em São Filipe, na manhã de terça-feira,28, foi presidida por Fábio Vieira. O presidente enalteceu o empenho de todos os participantes que abdicaram da atividade pesqueira durante cerca de um mês para capacitar-se em São Filipe.

O autarca realçou a importância desta formação para o incremento do setor das pescas no concelho, pontuando que, no quadro deste projeto financiado pelo Fundo de Descentralização, que sucedeu ao projeto de Impacto implementado no âmbito do programa das Plataformas para o Desenvolvimento Local e agenda 2030 em Cabo Verde, foram desenvolvidas atividades importantes de capacitação de operadores de pesca de Mosteiros.

Vieira falou ainda do investimento feito na reconstrução da Casa dos Pescadores, na construção da Praça dos Pescadores, no incentivo à operacionalização da Associação dos Operadores de Pesca, dentre outras obras e ações implementadas no quadro deste projeto que está em fase de conclusão.

 

Da Formação em Técnicas de Navegação e Captura

De Mosteiros participaram 13 pescadores, provenientes de várias localidades do concelho.

A formação em navegação e captura em alto mar foi a última ação de capacitação de um pacote de 3 ações promovidas pela Câmara Municipal de Mosteiros, no âmbito da implementação da segunda tranche do orçamento financiado pelo Fundo de Descentralização.

Os participantes foram capacitados em matérias sobre a captura e navegação em alto mar, técnicas de navegações costeiras e em mar largo e assistiram a experiências de navegação em segurança entre diferentes portos das ilhas de Cabo Verde.

Tiveram sessões teóricas sobre as teorias da segurança marítima e boas práticas para a salvaguarda da vida humana no mar e técnicas para a prevenção de acidentes e incidentes marítimos. E exercícios práticos no mar.

Os pescadores foram também capacitados em técnicas de capturas e conservação de pescado, em módulos sobre as “noções básicas da biologia marítima e ecossistema; “captura de pescado e seu manuseamento”; “cuidados com os parelhos de pesca”; e “conservação de pescados”.

Com esta formação os participantes estão certificados para operarem a nível nacional.

GCI | Foto: Cortesia CMSF

Deixe seu Comentário