Obras: Câmara Municipal aprova Projetos de Requalificação da Orla Marítima

Obras: Câmara Municipal aprova Projetos de Requalificação da Orla Marítima 13/09/2018 11:37Hs

Obras: Câmara Municipal aprova Projetos de Requalificação da Orla Marítima

A Vereação dirigida por Carlos Fernandinho Teixeira reuniu-se em sessão extraordinária na sexta-feira passada para analisar e aprovar projetos de requalificação da orla marítima da cidade de Igreja e das zonas de expansão urbana.

A equipa camarária aprovou o projeto de requalificação de Beco. Avaliado em cerca de 40 mil contos, o projeto visa transformar a zona de Beco e a área circundante num espaço cultural e de lazer, mais atrativa e agradável.

O projeto prevê a construção de “um anfiteatro a céu aberto, com capacidade para 250 pessoas sentadas, na zona central, com uma configuração oval”, a reabilitação da rampa da antiga delegação aduaneira, a edificação de um mirante e de um quiosque-bar, todos com vista para o mar, e a requalificação da piscina artificial de Beco.

A requalificação de Praia Lantcha é outro dos projetos analisados em sede de reunião camarária. Aqui a intervenção vai ser essencialmente na Casa dos Pescadores e no arrastadouro.

A reabilitação da Casa dos Pescadores na Praia Lantcha é uma reivindicação dos operadores de pesca e vai contribuir para a melhoria das condições de tratamento e armazenamento do pescado.

O projeto desenvolvido no âmbito do Programa das Plataformas Locais de Desenvolvimento e Agenda 2030, de que Mosteiros faz parte, prevê a reconstrução do edifício e a montagem de uma pequena unidade de frio para a conserva do pescado e um espaço para a venda de utensílios de pesca, dinamizando assim o setor das pescas.

Orçado em 12 500 contos, o projeto já conta com o financiamento do PNUD em cerca de 3 mil contos, no quadro do Projeto Impato do Município, concebido pela Plataforma Local de Desenvolvimento de Mosteiros de que faz parte a Câmara Municipal.

A par destes projetos, o município de Mosteiros tem também em carteira a requalificação de toda orla que se estende a partir da praia de Laranjo, na cidade de Igreja, até as proximidades do antigo aeródromo, em Queimada Guincho.

A requalificação da orla marítima da cidade e da zona de expansão de Queimada Guincho vai custar pouco mais de 150 mil contos.

Para a Câmara Municipal, a requalificação da orla marítima afigura-se com uma obra estruturante e inadiável para o município de Mosteiros com impactos na cidade e na qualidade de via dos munícipes.

A edilidade conta com a parceria do governo e de outras instituições nacionais e estrangeiras para a materialização de todos esses projetos.

GCI

Deixe seu Comentário