Objetivos 2030: Mosteiros e sete municípios apresentam Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável na Praia

Objetivos 2030: Mosteiros e sete municípios apresentam Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável na Praia 10/10/2018 15:30Hs

Objetivos 2030: Mosteiros e sete municípios apresentam Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável na Praia

A apresentação dos Planos Estratégicos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (PEMDS) realiza-se no quadro da cooperação entre o PNUD e o Governo de Cabo Verde na implementação do Programa das Plataformas para o Desenvolvimento Local e Objetivos 2030 em Cabo Verde. O evento tem lugar esta quinta-feira,11, no Hotel Praia Mar.

A apresentação tem como objetivo socializar os PEMDS com as instâncias nacionais para uma articulação efetiva com as políticas nacionais e com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS).

Os oito (8) PEMDS dos municípios de Mosteiros, Santa Catarina do Fogo, São Filipe, Ribeira Grande de Santiago, São Salvador do Mundo, Ribeira Grande de Santo Antão, Porto Novo e Paul, são o resultado de um processo de planificação estratégica a nível municipal, inovador e participativo, inteiramente articulados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o PEDS.

A apresentação do PEMDS de Mosteiros vai estar a cargo de Fábio Vieira, vereador do Desenvolvimento Económico e ponto focal da Plataforma Local do concelho.

De acordo com nota do escritório comum das Nações Unidas em Cabo Verde, a abertura do evento vai ser feita pela diretora nacional do Planeamento, Carla Cruz, da representante adjunta interina do PNUD, UNFPA e UNICEF, Nelida Rodrigues, da Encarregada de Negócios do Grão-ducado do Luxemburgo, Angele Da Cruz e do presidente da ANMCV, Manuel Monteiro de Pina.

No encontro vão estar também técnicos da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV), do Ministério das Finanças, de Ministérios setoriais, do ICCA, do ICIEG, das agências das Nações Unidas, da cooperação bilateral e dos municípios piloto do programa das Plataformas para o Desenvolvimento Local e Objetivos 2030 em Cabo Verde.

O Programa de Plataformas para o Desenvolvimento Local e Objetivos 2030 em Cabo Verde, do qual fazem parte os municípios de Brava, Ribeira Grande Santiago, Ribeira Grande de Santo Antão, Paul, Porto Novo, Mosteiros, Santa Catarina do Fogo, São Filipe e São Salvador do Mundo, é financiado pelo Grão-Ducado do Luxemburgo, no montante de dois milhões de euros, por um período de três anos (2017-2019).

Com este programa pretende-se reforçar as capacidades dos atores locais em matéria de articulação a vários níveis, a planificação estratégica e desenvolvimento económico local, contribuindo ainda para a parceria global para a inovação em matéria de desenvolvimento territorial e de governação local.

 GCI

Deixe seu Comentário