Mandato 2020-2024: Discurso de tomada de posse do presidente Fábio Vieira

Mandato 2020-2024: Discurso de tomada de posse do presidente Fábio Vieira 18/11/2020 00:00Hs

Mandato 2020-2024: Discurso de tomada de posse do presidente Fábio Vieira

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal

Exmo. Senhor Ministro Adjunto do Primeiro-ministro e da Integração Regional

Senhora Presidente do PAICV

Senhores Deputados da Nação

Senhoras e Senhores Eleitos Locais

Exmo. Senhor Presidente Cessante da CMM

Senhores Presidentes eleitos da CMSCF e CMSF

Senhor Presidente da JPAI

Senhores Chefes dos Serviços Desconcentrados do Estado

Senhoras e Senhores representantes do Grupo CVTelecom

Senhoras e Senhores representantes das Instituições Bancárias

Senhoras e Senhores Representantes das Confissões Religiosas

Senhoras e Senhores Convidados

Minhas Senhoras e meus Senhores

Hoje estamos todos aqui reunidos para viver um ato de transcendente significado para Mosteiros. Todos os que aqui estão deram o seu contributo para a grandeza deste ato. Permitam-me pois, que as minhas primeiras palavras sejam dirigidas a toda a população do Município de Mosteiros, que, de uma forma livre e democrática, participou no ato eleitoral do passado dia 25 de outubro.

Uma vez mais, Mosteiros deu uma verdadeira lição de civismo e de maturidade política. Quero, por isso, saudar toda a população do Município pela forte afluência às urnas e pelo contributo dado para a qualificação da nossa Democracia. Na especial saudação que dirijo à população do Município, incluo de igual forma os que votaram na nossa candidatura e aqueles que optaram pela candidatura adversária.

Aos que votaram em nós, quero agradecer a confiança que depositaram novamente no projeto político que abraçamos. Aos que não votaram em nós, quero, enquanto presidente da Câmara Municipal de Mosteiros, expressar o meu profundo respeito pela escolha livre e democrática que fizeram no dia 25 de outubro.

A todos, quero, naturalmente, deixar a garantia de que, a partir de hoje, serei o presidente da Câmara de toda a população do Município de Mosteiros. De todos, sem exceção. Não posso também deixar de dirigir um agradecimento especial aos que hoje quiseram marcar presença nesta cerimónia de tomada de posse do novo executivo da Câmara Municipal.

Tenho plena consciência de que, sem o trabalho, a força e o apoio desinteressado de muitos dos que hoje estão aqui, não teria sido possível fazer este caminho.

Gostaria ainda de expressar a minha gratidão a todos os integrantes das listas para a Câmara e Assembleia Municipais, a todo o staff de campanha e a todos os eleitos locais, pela disponibilidade e entrega total na defesa das propostas da nossa candidatura.

Este é também o momento para prestar um reconhecimento público a todos os jovens que espontaneamente se identificaram com o projeto político que tive o orgulho de liderar.

A todos, o meu muito obrigado!

Nesta hora, não posso deixar de render um tributo a toda a minha família, aos meus pais, aos meus irmãos, à minha mulher e aos meus filhos, pelo apoio, pela força e pela motivação que me têm dado.


Senhor Ministro
Minhas senhoras e meus senhores

A campanha acabou. O tempo é de trabalho, e muito trabalho. É hora de ousar e de inovar mais. É hora de transformar mais.

Sinto-me honrado pela confiança depositada e pela responsabilidade que me é atribuída para dirigir esta equipa e este Concelho. Sei que não é fácil a responsabilidade que pesa sobre as meus ombros. Mas sei também que posso contar com um capital precioso para vencer os desafios que nos esperam. Refiro-me à vossa confiança e disponibilidade para levarmos adiante o nosso projeto comum de continuar a desenvolver e modernizar este Concelho que
todos amamos.

Procurarei estar à altura do que de mim é esperado. Não duvidem, tenho uma noção rigorosa e exigente sobre o que os munícipes esperam de mim e sobre o movimento de esperança que a minha eleição despertou por todos os cantos deste Concelho.

Sei quão exigente é liderar um município e, no limite das minhas capacidades, tentarei não apenas desiludir como enobrecer a função de Presidente da Câmara Municipal de Mosteiros.

Devo, por dever de consciência e de gratidão destacar neste momento a presença neste ato de antigos presidentes de Câmara deste Concelho e deixar uma palavra de gratidão pelo legado político e pelo trabalho realizado durante muitos anos. Saberei honrar e seguir o exemplo de abnegação e devoção às causas pelas quais se bateram no exercício dos mandatos anteriores e ao longo de muitos anos.

Mais do que as obras, mais até do que a exigência, o rigor e a transparência exemplares que superintenderam os vossos mandatos, sois merecedores da minha amizade e da minha confiança e sei que a população de Mosteiros me acompanha neste particular. Fostes , caros amigos, acérrimos defensores do interesse público e verdadeiros intérpretes da causa pública neste Concelho.

Senhor Ministro
Minhas senhoras e meus senhores

O momento por que passa o nosso país é assaz difícil e o futuro é de todo imprevisível. A pandemia impôs ao país uma crise sistêmica. A atual conjuntura de governação, marcada por um forte desafio nas dimensões económicas e sanitárias despoletadas pela Covid-19, pressupõe não só a perfilhação de um novo paradigma de governação, que deve estribar-se no reforço do Estado de previdência e num novo design das instituições, como também exige dos decisores políticos mais rigor e assertividade nas decisões e, sobretudo uma grande capacidade de liderança.

Assim, estamos a conceber um modelo de gestão municipal baseado, por um lado, na utilização estratégica dos recursos endógenos e no aproveitamento de todas as capacidades locais, mormente aquelas da juventude e por outro, na potenciação da dinâmica da diáspora no reforço da solidariedade e da cooperação para o desenvolvimento local.

Queremos inaugurar assim novas formas de gerir o Município, realinhando determinadas funções com as condicionantes impostas pela pandemia, sobretudo aproximar os serviços das populações, colocando-os num regime de prontidão para responder de forma eficaz aos anseios da população. O poder local é para servir as pessoas e por isso exigirei sempre dos meus serviços o bom atendimento a todo e qualquer munícipe.

Neste sentido, a nossa atuação na gestão municipal terá sempre por base três princípios fundamentais: A determinação, o rigor e a transparência porque também entendo como absolutamente necessária a credibilização da gestão do município perante as Instituições e os cidadãos.

Minhas senhoras e meus senhores
Num mundo cada vez mais global e sem fronteiras, a Cooperação multinível e multissetorial são poderosos instrumentos para a promoção do desenvolvimento harmonioso e integrado dos nossos territórios municipais, de modo a não deixarmos ninguém para trás – a premissa basilar da Agenda 2030.

Neste sentido e visando corporizar este pressuposto, vamos reforçar os mecanismos de participação dos munícipes na vida pública municipal, por forma a que todos possam participar na definição das grandes opções de desenvolvimento do município, colaborando, concomitantemente, na sua implementação, monotorização e avaliação. O exercício da liderança política é um ato de infinitas e complexas escolhas. E, na arena governativa, as escolhas têm impacto direto na vida das pessoas, o que as torna ainda mais difíceis.

E quem está revestido do poder de decidir, não pode esquecer que a grande virtude está no saber ouvir. Saberei ouvir. Ouvirei sempre. E ouvir a todos, sem exceção.

Da mesma maneira, e com abertura de espírito, nunca invocarei a tolerância democrática para adiar a resolução de problemas, para protelar decisões ou para atrasar soluções.

Há um tempo para o debate plural, há o tempo para tomar decisões. Fazer política é tomar opções. Saberei ouvir. Mas saberei sempre decidir sem dilação.
 

Senhor Ministro
Minhas Senhoras e meus Senhores

As opções fundamentais da nossa governação estão tomadas, e tomadas há muito. No dia em que anunciei aos Mosteirenses a minha candidatura ao cargo de Presidente da Câmara Municipal, disse com clareza ao que vinha. Garanto-vos que não alterei em nada a minha opinião. O que disse na altura,  repito-o agora.

As nossas prioridades são: (i) a Coesão Social; (ii) a Economia (iii) a Juventude e (iv) a diáspora. A Coesão Social porque é fundamental, num mundo cada vez mais desigual, engendrarmos políticas públicas que promovam realmente a inclusão de todos na dinâmica de desenvolvimento local, condição básica para a realização da felicidade plena por todos.

A Economia porque é imperativo desenvolvermos um modelo de desenvolvimento económico local que promova o crescimento económico e tenha impacto direto na vida das famílias, que crie emprego e rendimentos às pessoas.

Daí a nossa aposta na empresarialização do setor agropecuário, no desenvolvimento da fileira de pesca e na promoção de um turismo cultural e de natureza de alto valor acrescentado.

Os Jovens são o presente e o futuro deste concelho. Por isso urge uma nova abordagem para a juventude. É preciso que o debate sobre a juventude seja transversal e tenha um novo caderno de encargos.

Falar da Juventude é também falar da qualificação, do acesso ao rendimento e da habitação jovem. Trabalharei para que a juventude dos Mosteiros seja protagonista do seu próprio destino. A Diáspora constitui um outro grande ativo de desenvolvimento de Mosteiros. Precisamos tirar mais proveito da nossa generosa diáspora e potencializar os investimentos emigrantes no nosso concelho, para que se criem valor, gerem mais riqueza e mais emprego para as pessoas.

Sr. Ministro
Senhoras e Senhores Eleitos Locais
Minhas Senhoras e meus Senhores

À luz destas escolhas fundamentais, o futuro de Mosteiros passa pela nossa vontade coletiva e pela nossa capacidade conjunta para construirmos um Mosteiros mais seguro, confortável, mais inclusiva e com mais oportunidades para todos.

Por isso, quero contar com a cordialidade, diplomacia e a boa relação do Governo da República, aqui dignamente representado por vossa excelência, no sentido de garantirmos as condições objetivas e subjetivas para a realização da felicidade plena aos Mosteirenses.

Mosteiros será sempre parte integrante de um todo nacional. Assim, propomos desenvolver, com os demais municípios cabo-verdianos e, particularmente os da ilha Fogo, relações de colaboração e cooperação institucionais, com vista à realização dos desígnios governativos coletivos na nossa Ilha.

Peço-vos que me desejem sorte neste mandato que agora inicio. Porque a sorte é sempre necessária. Mas, por outro lado, deixem-me que aqui vos cite um provérbio brâmane que descobri recentemente e de que gosto muito: “a sorte ajuda algumas vezes, o trabalho ajuda sempre”.

Tenho a certeza de que, com o nosso trabalho e com a ajuda de todos, teremos um Mosteiros melhor. Não temos outra opção. Porque Mosteiros é a nossa Prioridade.

Conto, por isso, com o empenho de todos, com o seu trabalho, a sua criatividade, a sua inovação, a sua inteligência, a sua experiência e com a sua devoção à causa pública. Como se costuma dizer: “DEUS quer, o Homem sonha e a Obra nasce”.


Muito obrigado.

O Presidente da Câmara, 
Fábio Vieira

Deixe seu Comentário