Camâra Municipal dos Mosteiros
19/11/2025 09:20Hs
Já é um clássico no Beco Literário. A apresentação de clássicos da literatura lusófona, normalmente agendada para o último dia da Festa do Livro de Mosteiros.
Desta feita, a organização escolheu “O meu pé de laranja lima”, de José Mauro de Vasconcelos, publicado em 1968. Um livro que conta a história de um menino pobre e criativo, de nome Zezé, que encontra refúgio num pé de laranja-lima.
Fortemente autobiográfico, o romance infantojuvenil retrata a dura infância do autor do livro. Nele Vasconcelos aborda temas como a violência contra crianças e a pobreza, celebrando a força da imaginação e o poder da amizade.
A apresentação no Beco Literário – Festa do Livro de Mosteiros foi reagendada para as 11 horas desta quarta-feira,19, na Biblioteca Municipal. Verónica Barbosa, professora brasileira que reside há vários anos na ilha do Fogo, é a apresentadora da obra.
A quarta edição de Beco Literário – Festa do Livro de Mosteiros começou na tarde de segunda-feira, com várias atividades, destacando-se a abertura da Grande Feira do Livro de Cabo Verde, na Praça Azambuja e a performance do grupo Murro Dance alusiva aos 50 anos da Independência Nacional.
No segundo dia do evento, a escritora e jornalista portuguesa Ana da Cunha juntou-se à festa, sendo a primeira convidada internacional do Encontro de Escritores e do Café com Versos. O momento de partilha e revelação de talentos da escrita teve lugar na praça Azambuja na tarde de terça-feira,18.
Para esta quarta-feira estão agendadas, a par do lançamento d’ “O meu pé de Laranja Lima”, a segunda edição da Maratona de Leitura de Mosteiros e o terceiro momento de Diálogos Culturais do Beco Literário deste ano, com a performance da Escola de Música de Murro.
GCI
Comente, compartilhe, interaja!