Institucional: Câmara Municipal inaugura Gabinete do Migrante e Ouvidoria Municipal

Institucional: Câmara Municipal inaugura Gabinete do Migrante e Ouvidoria Municipal 24/05/2021 13:43Hs

Institucional: Câmara Municipal inaugura Gabinete do Migrante e Ouvidoria Municipal

A cerimónia realizou-se na manhã desta segunda-feira, no edifício da Biblioteca Municipal e foi presidida por Fábio Vieira, que realçou a importância deste gabinete na promoção da cidadania e na criação de espaço de participação dos munícipes, residentes e na diáspora.

O presidente da CM afirmou, no seu discurso de inauguração, que o Gabinete do Migrante e Ouvidoria Municipal vai servir de canal de comunicação entre as comunidades residente/imigrada e emigrada com a Câmara Municipal, promovendo a proximidade da administração local às populações e a participação cívica dos cidadãos.

Funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, o Gabinete do Migrante e Ouvidoria Municipal vai prestar serviços de informação, orientação e encaminhamento de migrantes em matérias de natureza legal, social e económica, bem como receber e encaminhar informações, comentários, elogios, sugestões e denúncias de cidadãos às autoridades camarárias, apoiando a tomada de decisões e a implementação de políticas públicas. A direção é assumida por João Manuel Fernandes, que acompanhou o presidente no descerramento da placa inaugurativa e no corte de fita.

A inauguração aconteceu na abertura da 1ª Semana d’Africa em Mosteiros, que arrancou esta segunda-feira e termina na sexta-feira,28, com a realização da primeira edição de Sabores de África – Feira Gastronómica que conta com participação da comunidade africana residente no concelho.

Em razão da pandemia da Covid-19 a participação nas atividades programadas está limitada ao máximo de 50 pessoas.

Pelo mesmo motivo foram canceladas atividades desportivas inicialmente programadas para esta ocasião, em especial a 1ª Taça de Amizade em futebol de 11.

GCI

Deixe seu Comentário