Institucinal: Embaixadores da campanha MENOS ÁLCOOL, MAIS VIDA recebidos na Câmara Municipal

Institucinal: Embaixadores da campanha MENOS ÁLCOOL, MAIS VIDA recebidos na Câmara Municipal 22/02/2021 09:11Hs

Institucinal: Embaixadores da campanha MENOS ÁLCOOL, MAIS VIDA recebidos na Câmara Municipal

Fábio Vieira reuniu-se na manhã de quinta-feira, 11, com os embaixadores locais da campanha “Menos Álcool Mais Vida”.

Acompanhado das vereadoras da Juventude, Janice Rosa, e da Ação Social, Maria Veiga, o presidente da Câmara Municipal teve a oportunidade de conhecer o trabalho dos embaixadores no combate ao uso abusivo do álcool e de outras drogas e o plano de atividades para este ano.

Segundo os representantes da campanha criada pela Presidência da República, o núcleo concelhio, que trabalha em prol da qualidade de vida das pessoas e, em particular, do seu bem-estar físico, mental e social, está a desenvolver um leque de atividades importantes para ajudar a minimizar o problema do alcoolismo em Mosteiros.

Lucas Rosa, que é membro do núcleo concelhio de Mosteiros, elencou algumas atividades agendadas para ajudar a prevenir o consumo abusivo do alcool, nomeadamente, “pinturas artísticas sobre o tema chamando a atenção da população para a prevenção do uso abusivo do álcool, reforço de fiscalização das instituições que fornecem bebidas alcoólicas, distribuição de panfletos, criação de um grupo voluntário para trabalhar diretamente na prevenção ao consumo do álcool, uso de redes sociais para divulgação de campanhas alusivas e reativação do grupo de apoio da Delegacia de Saúde de Mosteiros”.

Defende ainda que, para minimizar o consumo do álcool há que se fazer uma fiscalização rígida, o que, na prática, não vem sendo feita de forma eficaz pelas autoridades competentes.

Fábio Vieira, por sua vez, felicitou a iniciativa e mostrou a sua total disponibilidade em apoiar as ações a serem desenvolvidas em prol do combate ao consumo abusivo do álcool.

O presidente da CM enalteceu a importância de um trabalho conjunto para que se consiga ter resultados palpáveis.

“O álcool é um problema sério em Cabo Verde e, em Mosteiros, em particular, e as consequências são gravíssimas para o país que perde grande parte da sua população ativa por causa do álcool. E por ser um problema estrutural, a solução pressupõe um trabalho conjunto, envolvendo várias instituições, quais sejam câmaras municipais, instituições de saúde, associações, famílias e sociedade civil. Há necessidade de haver um plano de ação conjunto, no sentido de atingirmos metas e resultados palpáveis”, defende.

O presidente da Câmara Municipal notou ainda que a Vereação aprovou, na última reunião ordinária, um plano de ação para o ano de 2021, concernente ao combate do uso exagerado do álcool.

De realçar que o referido núcleo, criado há 2 anos, vinha trabalhando junto de escolas, igrejas e de outras instituições, mas suspendeu temporariamente os seus trabalhos por causa da pandemia do coronavírus.

GCI

Deixe seu Comentário