Fundo de Descentralização: CMM promove capacitação de horticultores em Boas Práticas Agrícolas e Rentabilidade de Culturas

Fundo de Descentralização: CMM promove capacitação de horticultores em Boas Práticas Agrícolas e Rentabilidade de Culturas 04/03/2022 14:14Hs

Fundo de Descentralização: CMM promove capacitação de horticultores em Boas Práticas Agrícolas e Rentabilidade de Culturas

A Câmara Municipal de Mosteiros realiza, de 7 a 12 de março, através do Gabinete Municipal do Empreendedorismo, uma ação de capacitação de horticultores em Boas Práticas Agrícolas e Rentabilidade das Culturas.

A abertura da formação, que terá duração de 30 horas, está marcada para as 12:00 de segunda-feira,7, em ato a realizar-se no salão nobre da Câmara Municipal.

Esta ação formativa terá 6 sessões de cinco horas cada, sendo a componente teórica ministrada nas instalações da Câmara Municipal, ocorrendo a componente prática nas propriedades hortícolas dos participantes.

No final desta formação os horticultores sairão capazes de planear e organizar a sua produção, monitorando os trabalhos necessários, e aplicando os critérios de rentabilidade económica, de modo a assegurar a quantidade e a qualidade da produção, a segurança alimentar dos consumidores e a preservação do meio ambiente.

Do conteúdo programático constam temas como “Produção de Plantas, Transplantação, Irrigação e Gestão de Água, Os principais inimigos das culturas, Organização da Produção, Pesticidas e Ambiente e Rentabilidade das culturas”.

A realização desta formação é uma das atividades que constam do projeto financiado pelo Grão-ducado do Luxemburgo, através do Fundo de Descentralização. O projeto prevê também a atribuição de kits de irrigação a 50 agricultores do concelho.

Estas ações são parte do Plano Municipal de Mitigação do Mau Ano Agrícola que a Câmara de Mosteiros tem em andamento e que contempla ainda a reabilitação e a impermeabilização de, pelo menos, 3 grandes reservatórios de água para a rega de compensação.

GCI

Deixe seu Comentário