Fernandinho Teixeira: O percurso de um dos melhores Presidentes de Câmara do país

Fernandinho Teixeira: O percurso de um dos melhores Presidentes de Câmara do país 27/10/2022 14:47Hs

Fernandinho Teixeira: O percurso de um dos melhores Presidentes de Câmara do país

Faleceu ao início da noite desta quarta-feira,26, em São Filipe, vítima de doença prolongada.

De seu nome próprio Carlos Fernandinho Teixeira, o antigo presidente da Câmara Municipal de Mosteiros, foi mais conhecido por Fernandinho Teixeira, na ilha e no mundo.

Aqui, em Mosteiros, sua terra natal, ele é Fernandinho. Fernandinho de Jóia. Presidente. Um autarca que serviu o município por 24 anos, exercendo por 6 anos como vereador e por 18, como presidente.

Nascido a 12 de fevereiro de 1960, Fernandinho Teixeira é filho de Francisco Teixeira e Josefa Andrade Teixeira (Joia), que residiram em Queimada Guincho.

Professor Fernandinho

Como muitos da sua geração, Fernandinho exerceu a docência dentro e fora de sua ilha natal.

Enquanto professor do Ensino Básico, “deu aulas” no Fogo e, entre 1978 e 1983, nas ilhas de São Nicolau e Brava.

Antes de vir para a Câmara Municipal de Mosteiros, Fernandinho Teixeira exerceu como professor no então Ciclo Preparatório Pedro Cardoso, em São Filipe (1991 a 1994).

Seguiu depois para a Escola Secundária de São Filipe, onde lecionou a disciplina de Introdução à Atividade Económica, entre 1994 e 1999.

Fernandinho Autarca

Eleito Municipal para a Assembleia do Fogo, Fernandinho Teixeira representou o seu partido no parlamento local de 1991 a 1996.

Em 1996 respondeu positivamente ao chamado de Júlio Correia para integrar a lista do PAICV para a Câmara Municipal de Mosteiros, município criado em 1991.

Eleito vereador, acumulou as funções com as de professor do secundário até o ano de 1999, tendo reintegrado a lista do seu partido para as eleições autárquicas do ano seguinte, renovando mandato de mais quatro anos.

Em 2002, com a ida de Júlio Correia para o primeiro governo de José Maria Neves, Fernandinho Teixeira assumiu o cargo de presidente da Câmara Municipal de Mosteiros.

Concorreu e venceu as eleições de 2004, 2008, 2012 e 2016. E bateu o recorde de resultados no seu concelho, quando o seu partido conseguiu 10 dos 13 assentos da Assembleia Municipal.

Exerceu um mandato e meio como vereador na Câmara Municipal dos Mosteiros (1996 a 2002), seguindo para a presidência, em substituição de Júlio Correia, cargo que mantém até a presente data, tendo sido reeleito em 2004, 2008, 2012 e 2016.

Deixou a presidência da Câmara Municipal em 2020, sendo substituído no cargo por Fábio Vieira, vencedor das eleições desse ano.

Desempenhou também as funções de vice-presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV), entre 2002 e 2004 e de 2016 a 2020.

Dirigente partidário e Deputado da Nação

O percurso político de Carlos Fernandinho Teixeira começa muito cedo, quando abraçou o desafiou de ser o 1º Secretário da Organização dos Pioneiros Abel Djasi de Cabo Verde nas ilhas de Fogo e Brava.

Entre 1990 e 1991 exerceu as funções de secretário na Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC-CV).

Assumiu as rédeas do partido em Mosteiros em 1996. Como 1º secretário de Setor do PAICV liderou o partido para as vitórias autárquicas de 1996 e 2000 e para as vitórias nas legislativas de 2001.

Mais tarde, a nível da ilha, assumiu o cargo de presidente da Comissão Política Regional do PAICV de cujo Conselho Nacional e Comissão Política Nacional foi membro.

Foi o primeiro presidente da Associação dos Autarcas do PAICV, criado após as eleições autárquicas de 2016.

Em 2021, cinco meses após concluir o último mandato autárquico, foi eleito, na lista do PAICV, deputado da Nação para o circulo eleitoral do Fogo.

Fernandinho de Grandes Obras

Estrada de acesso a Cutelo Alto. Estádio Municipal Francisco José Rodrigues. Via de Achada Grande – Relvas. Auditório Municipal Pedro Pires. Polivalente de Ribeira do Ilhéu. Centro Multiusos e Jardim Infantil de Queimada Guincho. Vias de acesso em Atalaia. Praça e lavandaria de Sumbango. Ponte Tchontchinha e Telecentro de Murro. Rua Nossa Senhora de Fátima em Fajãzinha. Obras de desencravamento em Corvo. Polivalentes de Mosteiros Trás, de Pai António e de Achada Grande. Praça/miradouro de Relvas. Jardim infantil de Rocha Fora. Início da requalificação da Orla Marítima de Beco, na cidade de Igreja, do estádio municipal Alírio Lopes de Pina, em Ribeira do Ilheu, da Praça da Amadora, em Guincho.  

Estes são apenas alguns dos principais registos de obras feitas ou iniciadas pelo executivo liderado por Carlos Fernandinho Teixeira, que construiu e reabilitou centenas de casas e de casas de banho, fez milhares de ligações domiciliárias de água e ligações de energia elétrica, contemplou milhares de estudantes do pré-escolar ao ensino universitário e contribui, financeiramente, para a implementação de centenas de projetos desportivos, culturais e sociais no município.

Ainda sobre Fernandinho Teixeira

O antigo presidente da Câmara Municipal de Mosteiros, foi presidente do Conselho Diretivo da Associação dos Municípios do Fogo e da Brava de 2008 a 2012.

A partir desta data e até 2017 assumiu a presidência do Conselho de Administração da Empresa Intermunicipal de Água, do Fogo e da Brava – Aguabrava.

Foi também vice-presidente do Conselho Geral da Cabo Verde Fast Ferry.

Enquanto autarca já participou em vários congressos da Associação dos Municípios Portugueses, no Congresso dos Municípios Ultra-periféricos de Açores, Madeira e Cabo Verde, no Fórum Social Mundial em Belém do Pará, Brasil (2009) e no Fórum Regional de Dakar.

GCI

Deixe seu Comentário