Estádio de R. Iheu terá nome de Alírio de Pina. Proposta da Câmara aprovada na AMM

Estádio de R. Iheu terá nome de Alírio de Pina. Proposta da Câmara aprovada na AMM 28/04/2022 16:01Hs

Estádio de R. Iheu terá nome de Alírio de Pina. Proposta da Câmara aprovada na AMM

Consensual. E aclamada. A proposta de atribuição do nome de Alírio Lopes de Pina (1928-2000) ao estádio de futebol de Ribeira do Ilheu, apresentada pela Câmara Municipal de Mosteiros à Assembleia Municipal, foi aprovada pelos eleitos das duas bancadas.

Emocionados, os representantes dos dois grupos com assento no parlamento municipal manifestaram a sua satisfação em ver reconhecido o legado de Alírio Lopes de Pina (também conhecido por Alírio Lion), neste gesto singelo da Câmara Municipal de Mosteiros em, respondendo às vozes da sociedade, atribuir o seu nome ao estádio municipal de Ribeira do Ilheu.

A inauguração do estádio municipal está prevista para o mês de agosto. As obras de conclusão vão ser retomadas graças à contribuição de emigrantes mosteirenses nos EUA e aos esforços da Câmara Municipal em mobilizar recursos, através da cooperação descentralizada e de empréstimo bancário.

Nesta ocasião será disputada a primeira Taça Alírio Lion, entre o campeão em título do Inter-zonas (Grito Povo, seu clube) e uma equipa convidada.

A data inicial para a inauguração do estádio é 11 de agosto, mas precisa ser aprovada em sede de reunião ordinária da Câmara Municipal de Mosteiros.

 

Proposta da Câmara

A proposta da Câmara Municipal aprovada na 4ª sessão ordinária da Assembleia Municipal, que se realizou esta quinta-feira,28, mereceu aprovação por unanimidade. Mais do que isso. Foi aplaudida por todos, em reconhecimento daquilo que representa o cidadão, ativista desportivo, cultural e social, Alírio Lopes de Pina.

Ei-la na íntegra:

“A construção do futuro pressupõe memória que ilumina. Ter referências, salvaguardar o passado e distinguir aqueles que antes de nós, através de memoráveis atos de intervenção pública voluntária, nos legaram um Concelho melhor, é a via mais saudável para a projeção do nosso futuro comum.

A construção e o alargamento das avenidas do desenvolvimento, tal qual acontece hoje neste Concelho, apenas tem sentido e razão, se este Município souber honrar, ainda que postumamente, aqueles homens e mulheres que antes de nós, em circunstâncias adversas, iniciaram os primeiros trilhos e alicerçaram os edifícios que hoje construímos.

Neste sentido, o ato que hoje tem lugar nesta Assembleia Municipal, visa reconhecer o percurso de uma personalidade de extraordinárias qualidades, um percursor da obra social no Concelho, mas sobretudo alguém que, vivendo muito à frente do seu tempo, percepcionou a cultura, o desporto e a integração social como armas fundamentais do desenvolvimento e do combate à exclusão.

A Câmara Municipal de Mosteiros entende ser da maior justiça homenagear esta figura ímpar, este homem do povo, carismático e filantropo, que ao acentuar a primazia da ascensão coletiva de uma localidade e de um Concelho ao invés da projeção individual, deixa um legado importante sobre quão virtuoso pode ser o trabalho comunitário quando feito com abnegação e desprendimento.

Alírio Lopes de Pina foi efetivamente uma personalidade invulgar. Em verdade, depois de tantos anos do seu desaparecimento físico, o nome deste homem continua a circular pela boca do povo, do mais comum dos cidadãos que dele resguardam as memórias dos feitos na pacata e bonita localidade de Ribeira do Ilhéu.

Alírio Lopes de Pina é um nome que ainda mobiliza várias gerações de Mosteirenses que sempre viram nesta personalidade uma fonte de inspiração.

Ao assumir a gigantesca missão de iniciar a construção da estrada de acesso à Ribeira do Ilhéu, Alírio impôs a si próprio o desafio de combater o isolamento de uma comunidade inteira, substituindo os poderes públicos, batendo-se contra uma natureza agreste, utilizando meios e recursos pessoais, com explícito e memorável princípio de colocar a comunidade de Ribeira do Ilhéu no Mapa da Ilha projetando-a para o futuro.

Hoje, volvidos tantos anos, com mais abstração e frieza que apenas o tempo confere, a grandeza deste homem interpela a todos, interpela sobretudo a geração mais nova, no sentido de que é sempre possível, na senda do pensamento de Amílcar Cabral, saldar a nossa dívida para com o povo tal qual fez Alírio Lopes de Pina.

Hoje uma incursão mais a fundo sobre a obra social do Senhor Alírio, permite aquilatar a existência de um pensamento bem estruturado para a época, muito distante de uma perspetiva isolada, casuística ou de curto prazo. Primeiro era preciso desencravar e incluir Ribeira do Ilhéu no diálogo intra-Concelho e com o resto da Ilha e posteriormente trabalhar as dimensões cultural e desportiva nas quais tanto empenho colocou na fase final da sua vida.

No conjunto das suas realizações, destacam-se as ações tendentes à criação de grupos culturais e desportivos que fizeram de Ribeira do Ilhéu à época, a localidade mais dinâmica de todo o Município.

E nesta caminhada incomum de uma personalidade sintonizada com os anseios do seu povo, Alírio praticamente sozinho, sonhou e realizou um desejo maior para a sua localidade: Criar uma equipa de futebol e iniciar a construção de um Campo de Futebol em Ribeira do Ilhéu. Ainda sem estádio, arcando ele próprio com as despesas da organização e transporte, o Grito do Povo, nome com que batizou a equipa local, emparelhou durante anos a fio com as melhores equipas da Ilha do Fogo, colocando num patamar nunca dantes visto, o nome de Ribeira do Ilhéu.

É pois este Cidadão atento, culto e engajado com prestígio e credibilidade, um filho dileto de Mosteiros que fez diferente, resgatando a nobreza do recanto que o vira nascer, que se quer hoje e neste ato, homenagear.

Não se trata aqui e agora uma incursão aprofundada pela biografia deste grande ser humano, o que acontecerá a seu tempo e por ocasião da inauguração do Estádio, período em que se pretenderá esmiuçar o inquestionável trabalho comunitário deste homenageado.

O Município tem uma dívida e gratidão para com este cidadão que urge a este tempo reparar porque ter referências do passado é ter memória. E ter o nome de Alírio Lopes de Pina associado a uma toponímia é justiça histórica. Afinal, só realiza o bem comum quem, no mínimo que faz, torna comum e corriqueiro o bem.

Assim, no rigor da exigência histórica e cientes do dever ético que não pode estar arredado da vida política, a Câmara Municipal propõe à Assembleia Municipal, a designação do novo Estádio de Futebol Municipal a ser inaugurado oportunamente em Ribeira do Ilhéu, o nome de - “Estádio Alírio Lopes de Pina” aprovando a respetiva deliberação para o efeito.”

 

Mosteiros, aos 28 de abril de 2022.

O Presidente da Câmara,

Fábio Humberto da Rosa Alves Vieira

Deixe seu Comentário