Ensino Superior: Fogo vai ter Pólo Universitário. Câmaras Municipais apoiam o projeto

Ensino Superior: Fogo vai ter Pólo Universitário. Câmaras Municipais apoiam o projeto 24/02/2021 16:22Hs

Ensino Superior: Fogo vai ter Pólo Universitário. Câmaras Municipais apoiam o projeto

O presidente da Câmara Municipal de Mosteiros participou terça-feira, 23, num encontro dos presidentes de Câmara da ilha do Fogo com o diretor-geral do Ensino Superior e delegados do Ministério da Educação que visou a discussão da criação de um Pólo universitário no Fogo.

Dessa reunião saiu o compromisso de, no prazo de um ano e meio, ser aberto um Pólo de Ensino Superior na ilha do Fogo para servir toda a ilha, e não só, o que trará inúmeros ganhos principalmente na redução das despesas das famílias dos alunos.

O compromisso das autoridades centrais e municipais será formalizado brevemente em um memorando de entendimento que visa a materialização do projeto de instalação de um Pólo Universitário que permitirá aos estudantes da região frequentarem o ensino superior presencial na ilha do Fogo.

O presidente da Câmara Municipal de Mosteiros, Fábio Vieira, defende que essa ideia, que vem sendo discutida há muito tempo e que finalmente está prestes a se concretizar, é louvável. “Um Pólo de ensino superior faz muita falta na ilha do Fogo, a ideia é louvável, muito ousada e ambiciosa. Os ganhos serão enormes, do ponto de vista científico, mas também social e económico, no entanto, importa sabermos que modelo de ensino superior é que se quer para a nossa ilha. Existe a necessidade de haver alinhamento das ofertas formativas com as reais necessidades de desenvolvimento social e económico, pois, temos de ver o Ensino Universitário como uma oportunidade de instrumento de promoção do desenvolvimento sustentável da ilha do Fogo”.

GCI

Deixe seu Comentário