Empreendedorismo: Câmara Municipal e Pro Empresa assinam protocolo de cooperação

Empreendedorismo: Câmara Municipal e Pro Empresa assinam protocolo de cooperação 06/07/2021 15:49Hs

Empreendedorismo: Câmara Municipal e Pro Empresa assinam protocolo de cooperação

O ato simbólico, limitado à participação dos representantes das duas instituições, por causa da Covid-19, teve lugar na sala de formação do Gabinete Municipal do Empreendedorismo.

O documento foi rubricado pelo presidente da Câmara Municipal, Fábio Vieira, e pelo presidente da Pró-Empresa, Pedro Barros.

Este protocolo aplica-se a todas as parcerias entre as Partes, destinadas ao desenvolvimento de projetos ou ações conjuntas ou associadas que contribuam para que jovens e mulheres se tornem empreendedores autónomos, capazes de criar atividades de autoemprego e de rendimentos nas suas comunidades.

O presidente da Câmara Municipal realçou a importância e a pertinência desta parceria, em especial “nestes tempos de incerteza”, agudizada pela pandemia da Covid-19.

Fábio Vieira afirmou que, “neste contexto, a cooperação, multinível e multissectorial, afigura-se um indispensável recurso para a mitigação dos efeitos desta crise, daí o prestígio deste ato de assinatura deste protocolo”.  

Para o autarca mosteirense “mais importante do que a assinatura deste protocolo, é garantirmos a sua aplicabilidade prática, em termos de produção de resultados tangíveis, em matéria do fomento do empreendedorismo e o desenvolvimento empresarial no município de Mosteiros.”

Vieira aproveitou o ensejo para elucidar projetos e iniciativas da edilidade no domínio do empreendedorismo, nomeadamente, a criação de uma Agência Municipal para atrair oportunidades de investimento – promover Mosteiros enquanto destino turístico; a empresarialização do setor agropecuário; a implementação do Serviço Municipal de apoio ao Agricultor e Criador; a modernização das estruturas de pesca e o desenvolvimento da fileira da pesca; o  reforço do papel do Gabinete Municipal de Empreendedorismo; o Fundo Municipal de apoio às iniciativas empresariais; a gestão cooperativa do Parque Natural para potenciarmos os recursos da biodiversidade existentes, etc.

Por seu turno, o presidente da Pró Empresa reiterou que o instituto vai empenhar-se na materialização das iniciativas propostas no quadro deste protocolo e apostar, por esta via, no reforço da sua presença no concelho, contribuindo para a criação de oportunidades para os jovens locais.

Pedro Barros enalteceu a importância do trabalho conjunto e coordenado entre as partes signatárias do protocolo para o sucesso das atividades a desenvolver.

Congratulando-se com a visão da Câmara Municipal e com as iniciativas enumeradas pelo presidente Fábio Vieira, o dirigente máximo da Pro Empresa garantiu que aquela instituição vai estar sempre disponível para colaborar com a autarquia com vista à materialização das iniciativas conjuntas.

GCI

Deixe seu Comentário