Dia Nacional da Talaia Baxu: Câmara Municipal celebra data com lançamento de dois editais

Dia Nacional da Talaia Baxu: Câmara Municipal celebra data com lançamento de dois editais 01/02/2023 10:53Hs

Dia Nacional da Talaia Baxu: Câmara Municipal celebra data com lançamento de dois editais

Prémio Talaia Baxu do Ano (PTBA). E Curtas de Talaia. Estes dois projetos são apresentados na tarde desta quarta-feira, 1º de fevereiro, na Biblioteca Municipal, a artistas locais e outros convidados.

Os dois prémios anuais são iniciativas da Câmara Municipal de Mosteiros para promover a salvaguarda e a difusão deste género musical declarado Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal pela Assembleia Municipal, sob proposta da Câmara Municipal, a 14 de dezembro de 2022.

A apresentação desta tarde está agendada para as 15 horas e é parte de um programa que prevê ainda momento musical com artistas locais de diferentes gerações.

Sobre o PTBA e as Curtas de Talaia

Com a declaração, em dezembro de 2022, de Talaia Baxu Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal, a Câmara Municipal assumiu a responsabilidade de reforçar a implementação de medidas de política inscritas nos seus instrumentos de gestão, no sentido de contribuir para uma cada vez maior e consistente valorização, afirmação e divulgação deste género musical genuíno deste município.

No rol destas iniciativas inscrevem-se o concurso Curtas de Talaia, que pretende promover a informação, a formação, a investigação e a promoção do género musical mosteirense Talaia Baxu, especialmente entre jovens em idade escolar e o Prémio Talaia Baxu do Ano, com o objetivo de distinguir trabalhos neste domínio e promover artistas locais, da ilha e da diáspora mosteirense, contribuindo para seu reconhecimento dentro e fora do país e criando espaço para a revelação de talentos musicais com potencial para se consagrar no domínio da música tradicional.

Os regulamentos dos dois concursos foram aprovados na segunda reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada a 26 de janeiro.

Público-alvo

O PTBA terá edição anual, sendo a primeira edição, a de lançamento, destinada à escolha da Música Talaia Baxu do Ano produzida por mosteirenses. Nas edições seguintes, o PTBA abrirá espaço para participação de outros artistas e para premiação de produções sobre Talaia Baxu em diferentes categorias, nomeadamente, Composição, Música, Interpretação, Produção, Video-clipe, Revelação, Carreira, Colaboração, Atuação/Performance e outras que vierem a se mostrar necessárias.

O Concurso Curtas de Talaia tem como objetivo geral promover conhecimento sobre o género musical Talaia Baxu, através da produção audiovisual jovem e independente.

Assim, nesta primeira edição, os destinatários são essencialmente estudantes do Ensino Secundário de Mosteiros; jovens com idade máxima de 35 anos, de origem mosteirense ou residente em Mosteiros há, pelo menos, 5 anos, podendo concorrer individualmente ou em equipa (até 3 participantes), podendo haver até 2 curtas-metragens do(s) mesmo(s) concorrente(s) a concurso.

Anúncio dos resultados

Os vencedores dos concursos serão conhecidos a 1 de fevereiro de 2024, em ato a organizar pela Câmara Municipal, no âmbito das celebrações do Dia Nacional da Talaia Baxu.

Dia Nacional da Talaia Baxu

O dia 1º de fevereiro foi escolhido, por unanimidade, na Assembleia Nacional, para ser o Dia Nacional da Talaia Baxu. É a data do nascimento de Adelina Gomes, popularmente conhecida por Bina Manzinha, uma das cantadeiras da Talaia Baxu.

“A instituição do Dia Nacional tem por objetivo reconhecer a Talaia Baxu como um dos géneros musicais, artísticos e culturais de referência em Cabo Verde e criar as condições necessárias para que seja consagrada como um património imaterial nacional.”

GCI

Deixe seu Comentário