Dia dos Heróis Nacionais: Artistas levam música às ruas de Mosteiros em homenagem a Giovani

Dia dos Heróis Nacionais: Artistas levam música às ruas de Mosteiros em homenagem a Giovani 21/01/2020 14:08Hs

Dia dos Heróis Nacionais: Artistas levam música às ruas de Mosteiros em homenagem a Giovani

Cantado com nostalgia. Tocado com alma. Recebido nas ruas com lágrimas e aplausos. Um cumprimento musical para recordar uma jovem promessa que partiu “cedo de mais”.

Lembrado como um herói, Luís Giovani dos Santos Rodrigues foi homenageado no feriado de 20 de janeiro por artistas do Fogo numa serenata que começou, ao final da tarde desta segunda-feira, em Mosteiros Trás, e terminou, ao início da noite, em Fajãzinha.

Para Morgado Barros, um dos instrumentistas que participaram nesta “singela homenagem”, esta foi uma forma de “prestarmos tributo a um jovem artista com muito talento, um pianista que tinha muito para dar à nossa cultura, mas que infelizmente já não está entre nós”.

Barros, pai de um dos colegas de Giovani que viveu com o estudante mosteirense o “terror” da madrugada de 21 de dezembro, em Bragança, diz que o pianista “é também um herói e, como tal, nunca será esquecido em Mosteiros”.

Nenelo Bonga, que veio de São Filipe para participar na serenata, afirmou ao sítio da CMM que esta homenagem, mais uma em Mosteiros, “é mais do que merecida”, recordando “um aluno brilhante”, um “músico com talento” e uma jovem promessa cujo futuro foi brutalmente interrompido.

Promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Mosteiros, a serenata é, segundo Fábio Vieira, uma de muitas iniciativas que a edilidade vai, em concertação com artistas, parceiros institucionais, amigos e familiares realizar para homenagear Giovani.

O vereador da Cultura apontou como exemplos de possíveis projetos que o município pode vir a desenvolver, em articulação interna e com parceiros nacionais e estrangeiros, a médio e longo prazos, a criação de escolas de arte, de academias ou até mesmo de uma Fundação para promover a Justiça e a Paz.

Rodeado de familiares e vizinhos, Joaquim Rodrigues, pai de Giovani, recebeu o abraço musical levado por professores, colegas e amigos do filho, com muita emoção. Agradeceu o gesto e, em lágrimas que tentou suster durante aqueles minutos de música, afirmou que “foi uma surpresa que o emocionou”.

Rodrigues aproveitou o ensejo para agradecer todo o suporte dado por pessoas e instituições durante este mês no sentido de se garantir um funeral digno ao filho Giovani e o esclarecimento dos acontecimentos que levaram à morte do estudante e pianista mosteirense a 31 de dezembro de 2019.

GCI

Deixe seu Comentário