Desenvolvimento Sustentável: Mosteiros participa no 2º Encontro Nacional das Plataformas Locais

Desenvolvimento Sustentável: Mosteiros participa no 2º Encontro Nacional das Plataformas Locais 17/12/2018 20:06Hs

Desenvolvimento Sustentável: Mosteiros participa no 2º Encontro Nacional das Plataformas Locais

O encontro realiza-se de 17 a 19 na cidade de Ponta do Sol, município da Ribeira Grande de Santo Antão.
 
A Plataforma de Mosteiros participa nesta missão com 6 membros. A delegação é chefiada pelo ponto focal do Programa das Plataformas em Mosteiros, o vereador Fábio Vieira.
 
O segundo Encontro Nacional das Plataformas Locais tem participação dos representantes das plataformas locais dos 9 Municípios pilotos do Programa, do presidente e técnicos da ANMCV, de representantes do Ministério das Finanças e ministérios sectoriais, de um representante do PNUD Bruxelas, especialista em Desenvolvimento Económico Local (DEL), do representante da Embaixada de Luxemburgo, do representante da Lux Development e de cada gabinete técnico intermunicipal, bem como representantes dos 22 municípios de Cabo Verde.
 
Em nota, a coordenação do programa informa que "o encontro irá permitir avaliar, de forma participativa, a implementação do programa a nível local e nacional 2018, apresentar os avanços e constrangimentos das plataformas locais no que se refere à articulação dos atores, planeamento estratégico e formulação dos projetos de impacto e a abordagem DEL do programa".
 
Nesta ocasião a Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV) apresentará o estado dos avanços das parcerias e o trabalho estratégico com os Gabinetes Técnicos intermunicipais.
 
Está também na agenda deste encontro nacional das Plataformas Locais  a realaização de sessões de formação que permitem fazer a avaliação e seguimento dos projetos de impacto e dos Planos Estratégicos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (PEMDS) assim como esboçar as ideais para elaboração do Plano de Trabalho Anual 2019.
 
O Programa de Plataformas para o Desenvolvimento Local e Objectivos 2030 em Cabo Verde é financiado pelo Grão-Ducado do Luxemburgo, no montante de dois milhões de euros, por um período de três anos (2017-2019), administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e implementado pelo Ministério das Finanças e a Associação dos Municípios de Cabo Verde e tem como objectivo o reforço das capacidades dos actores locais em matéria de articulação a vários níveis, a planificação estratégica e desenvolvimento económico local, contribuindo ainda para a parceria global para a inovação em matéria de desenvolvimento territorial e de governação local.
GCI

Deixe seu Comentário