Desenvolvimento Sustentável: ICCA e Unicef apresentam plano de proteção da criança e do adolescente às Plataformas para Desenvolvimento Local

Desenvolvimento Sustentável: ICCA e Unicef apresentam plano de proteção da criança e do adolescente às Plataformas para Desenvolvimento Local 05/04/2018 12:57Hs

Desenvolvimento Sustentável: ICCA e Unicef apresentam plano de proteção da criança e do adolescente às Plataformas para Desenvolvimento Local

Os membros das Plataformas para o Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2030, dos municípios do Fogo e da Brava, reuniram-se terça e quarta-feira, 3 e 4, em São Filipe, para mais uma ação de capacitação.

A apresentação do plano conjunto do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) às plataformas de desenvolvimento local foi parte do programa de mais este encontro.

Em declarações à imprensa, Nélida Rodrigues, da Unicef – Cabo Verde, afirmou que o objetivo desta apresentação/capacitação é de promover a municipalização da ação da proteção da criança e do adolescente.

De acordo com a representante da Unicef no encontro realizado na quarta-feira,3, é fundamental que haja “a integração do sistema de proteção das crianças nos planos de desenvolvimento locais, municipais ou regionais, cabendo à Unicef ajudar a trazer as ferramentas mais adequadas, como princípios, protocolos e engajamento dos países nos compromissos internacionais”.

Citada pela imprensa, Maria Alfama, presidente do ICCA, pontuou que aquele instituto “está a aproveitar a oportunidade dada pelo PNUD, que trabalha com as plataformas de desenvolvimento locais na planificação das ações para os próximos três anos, para incentivar os que participam neste exercício de planificação a reforçarem a integração da proteção da criança e adolescente nos planos”.

Nesta reunião das plataformas foram apresentados dados estatísticos de 2017 referentes à situação da infância em Cabo Verde, em especial na região Fogo-Brava.

Os participantes assumiram o desafio de trabalhar o tema da proteção da criança e do adolescente no âmbito da elaboração dos planos de desenvolvimento locais, tendo-se lançado num primeiro exercício de planificação no quadro da formação neste domínio realizada esta semana em São Filipe.

GCI

Deixe seu Comentário