Cultura: Dia Internacional dos Museus assinalado com Conferência Sobre Sustentabilidade e Bem-estar

Cultura: Dia Internacional dos Museus assinalado com Conferência Sobre Sustentabilidade e Bem-estar 18/05/2023 15:21Hs

Cultura: Dia Internacional dos Museus assinalado com Conferência Sobre Sustentabilidade e Bem-estar

Assinala-se esta quinta-feira, 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus, data em que o Museu do Café do Fogo também celebra o seu aniversário de abertura. 

“Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar” é o tema escolhido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) para celebrar o Dia Internacional dos Museus em 2023.

Alinhado às celebrações mundiais, o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Mosteiros, através do Museu do Café do Fogo, preparou um programa especial para esta data.

O programa teve lugar no Museu do Café do Fogo, na cidade de Igreja, com a realização de uma conferência tendo como oradores o presidente da Câmara Municipal, Fábio Vieira, e a técnica ambiental Helga Montrond, da Associação Projeto Vitó e Fausto do Rosário, como moderador.

Foram abordados temas relacionados com o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das nossas comunidades e a contribuição dos museus para se alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), focando-se nos ODS 3 (Saúde e Bem-estar), 13 (Ação Climática) e 15 (Vida na Terra).

Com esta conferência pretendeu-se promover uma reflexão sobre o papel dos Museus no desenvolvimento das comunidades, partindo do pressuposto que “os Museus sejam ativos importantes para o bem-estar e desenvolvimento sustentável das nossas comunidades, podendo contribuir de forma eficaz para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), através das suas múltiplas atividades.”

A par da conferência sobre os museus e seu papel na promoção do desenvolvimento sustentável, a direção do Museu do Café do Fogo organizou uma edição especial do programa ‘Café com…’ para celebrar o segundo aniversário do Museu do Café do Fogo.

GCI

Deixe seu Comentário