Azágua: Vereação define Plano de Contingência para época das chuvas

Azágua: Vereação define Plano de Contingência para época das chuvas 11/07/2019 11:42Hs

Azágua: Vereação define Plano de Contingência para época das chuvas

A Câmara Municipal reuniu o Conselho Municipal de Proteção Civil para discussão e aprovação de um Plano de Contingência para a época chuvosa (Julho a Setembro).

Presidida pelo vereador do Ambiente, Jaime Monteiro, a reunião teve lugar na Unidade de Proteção Civil, em Mosteiros Trás, na manhã de terça-feira, 9, e contou também com a participação do comandante regional Fogo-Brava do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, Edson Alfama.

Na reunião de terça-feira foi apresentado o modelo do plano, foi definido o quadro das responsabilidades, o sistema de monitorização, alerta e alarme e fases de acionamento do plano.

No Plano estão inscritas ações de sensibilização da população sobre medidas de prevenção, limpeza e desobstrução de canais de drenagem e diques, limpeza de valetas, remoção de lixos e identificação de focos de mosquito.

Do encontro saíram recomendações que visam mitigar os riscos durante o período das chuvas como, dentre as quais a interdição temporária de extração de inertes na zona de Baleia, a limpeza e desassoreamento dediques e passagens de água, a manutenção de muros e bermas de estradas, bem como anti larval.

O Conselho Municipal de Proteção Civil é presidido pela Câmara Municipal de Mosteiros e é integrado pela delegação do Ministério da Educação, pela Delegacia de Saúde, pelo Comandante da Esquadra da PN, pela representação do Ministério do Ambiente, pela delegação da Cruz Vermelha, por representantes de instituições religiosas e pelas delegações da ELECTRA e da Aguabrava.

GCI

Deixe seu Comentário