Azágua: Chuva mansa e abundante em Mosteiros

Azágua: Chuva mansa e abundante em Mosteiros 04/08/2021 09:59Hs

Azágua: Chuva mansa e abundante em Mosteiros

Desde o final da tarde desta terça-feira,3, as terras do café estão a ser bafejadas pela chuva. Um pouco por todo o concelho registaram-se precipitações durante a noite e madrugada de terça para quarta-feira. E ainda na manhã desta quarta-feira, 4, há registo de chuva, mansa e abundante.

Esta é a primeira vez que o município chove de lés a lés. Há umas semanas algumas localidades, essencialmente da zona alta de Mosteiros, registaram as primeiras chuvas, que levaram os camponeses a começarem a sementeira.

Com a chuva desta terça e quarta feiras muitos agricultores fizeram-se ao campo para a sementeira, em especial no litoral do concelho, onde ainda, até o início desta semana, os terrenos estavam secos.

Prevenção

Em sede de reunião, a Câmara Municipal aprovou, há um mês, o Plano de Contingência para época das chuvas de 2021, “que define, organiza e orienta as ações a serem executadas pelo sistema da Proteção Civil Municipal, buscando aperfeiçoar as atividades de prevenção, bem como as ações de

resposta.”

Com este instrumento orientador a autarquia está preparada para organizar as ações a serem executadas pelos órgãos que compõem o Sistema Municipal de Proteção Civil do Município, em circunstâncias de situações adversas relacionadas com o incremento de precipitações pluviométricas.

O objetivo do Plano é atender às situações de anormalidade provocadas pelas chuvas, mantendo permanente o estado de alerta e as condições necessárias para fazer frente às situações emergenciais e dar respostas imediatas às solicitações das comunidades, através de ações coordenadas dos órgãos de resposta e de apoio em todos os níveis atuantes no município e reduzir os riscos de desastres secundários relacionados com o incremento de doenças e outras origens.

GCI

Deixe seu Comentário