Azágua: Câmara Municipal disponibiliza sementes a agricultores

Azágua: Câmara Municipal disponibiliza sementes a agricultores 03/09/2019 18:41Hs

Azágua: Câmara Municipal disponibiliza sementes a agricultores

São cerca de 100 quartas (mil litros) de milho e feijões de todos os tipos cultivados no concelho. Até esta terça-feira,3, a CMM já distribuiu 66 quartas de sementes para o cultivo de sequeiro, em diferentes localidades. Cada beneficiário recebeu 5 litros de milho e 3 litros de feijões (fijon figuera, bongolon, fava e bonjin, consoante a necessidade).

O remanescente será distribuído esta quarta-feira. E, caso haja necessidade, a Câmara mobilizará mais sementes, tendo em conta que, devido à fraca produção registada o ano passado, boa parte de proprietários e agricultores não dispõe de sementes em qualidade e quantidade para o cultivo de sequeiro, que já vai “bastante atrasado”.

A medida de apoiar agricultores foi tomada na 14ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Mosteiros realizada a 22 de agosto.

Naquela ocasião a Vereação de Mosteiros decidira que, caso se registassem chuvas em quantidade suficiente para a sementeira nas zonas que ainda se encontravam secas, a Câmara Municipal mobilizaria sementes e os distribuiria a agricultores para a campanha agrícola.

A Vereação já está também a preparar um plano de ação para o caso de se confirmar mais um ano de fraca produção.

O plano de mitigação dos efeitos do mau ano agrícola vai ser submetido ao governo da República, na esperança de que, desta feita, o município seja contemplado. Em 2018 Mosteiros viu-se excluído, pelo executivo central, do plano nacional de mitigação dos efeitos do mau ano agrícola.

 GCI

Deixe seu Comentário