Artesanato: Zé Nilton Gonçalves vence Prémio Tony di Kilda

Artesanato: Zé Nilton Gonçalves vence Prémio Tony di Kilda 20/03/2023 12:25Hs

Artesanato: Zé Nilton Gonçalves vence Prémio Tony di Kilda

O anúncio público dos resultados do concurso e a entrega do prémio tiveram lugar no salão nobre dos Paços do Concelho, na tarde de sexta-feira, em comemoração do Dia do Artesão.

Zé Nilton Vieira Gonçalves, de Cutelo Alto, foi o escolhido. Através do facebook, o artesão conseguiu o maior número de votos do público. Seiscentos e 22 até o fecho da votação. O segundo lugar, Edson Barros, obteve 479 votos. Com 219 votos, Antónia dos Santos Martins fechou o pódio do concurso para atribuição do Prémio Tony di Kilda 2023.

A “Escavadeira Hidráulica” de Zé Nilton foi produzida à base de materiais reciclados (tubo pvc, seringas e tubos de soro hospitalar) e conquistou o público que votou nos canais oficiais da Câmara Municipal de Mosteiros no facebook.

Falando no ato de entrega do prémio, o presidente da Câmara Municipal enalteceu a qualidade das onze peças finalistas, considerando que “qualquer uma tinha todas as condições para sair vencedora”.

Fábio Vieira disse aos finalistas que, com a atribuição deste prémio, a Câmara Municipal pretende, mais do que promover a concorrência entre os participantes, promover o artesão local, o seu talento e a sua criatividade e contribuir para a elevação e valorização da cultura de Mosteiros.

O vencedor da segunda edição do PMA Tony di Kilda mostrou-se emocionado no momento da distinção, por “tratar-se de um sonho concretizado”, o de fazer chegar a sua obra ao conhecimento de todo o município, tendo agora a possibilidade de levá-la ainda mais além.

Pretendendo ser um fator de valorização social e cultural de todos os artesãos do concelho, o PMA Tony di Kilda visa valorizar as competências técnicas e profissionais dos artesãos de Mosteiros, bem assim a sua capacidade artística.

Com esta distinção, a Câmara Municipal de Mosteiros pretende incentivar a produção artesanal nas suas variadas formas. Um justo reconhecimento ao setor do artesanato como um dos setores da cultura local com potencialidades para promover a sustentabilidade do emprego associada ao mercado da cultura.

GCI

Deixe seu Comentário