Água para Rega: Câmara Municipal realiza encontro alargado com horticultores

Água para Rega: Câmara Municipal realiza encontro alargado com horticultores 27/05/2020 14:13Hs

Água para Rega: Câmara Municipal realiza encontro alargado com horticultores

A reunião, agendada para as 14 horas, tem lugar no salão nobre dos Paços do Concelho, e tem como tema principal a produção e a distribuição de água para rega em Mosteiros.

A Vereação agendou este encontro no intuito de auscultar os horticultores e esclarecer questões relacionadas com a gestão de água para rega, assumida há cerca de um ano, no quadro da transferência de competências dos setores da agricultura e ambiente, do governo para as Câmaras Municipais.

Com esta transferência, formalizada em julho de 2019, a Câmara Municipal herdou um conjunto de problemas, especialmente no domínio da distribuição de água, que vem resolvendo, paulatinamente, não obstante a falta de suporte financeiro por parte do ministério que tutela o sector.

Distribuição de Água

A par de infraestruturas e rede de distribuição degradadas, o Ministério da Agricultura e Ambiente, através dos serviços locais, passou à Câmara Municipal um dossier referente a contas por regularizar. No caso da água para rega, as dívidas ultrapassam os mil contos.

A estas situações acresce-se agora o crescimento exponencial de parcelas de horticultura nas zonas baixas do concelho, o que também tem influenciado a produção e a distribuição de água.

Com vista a ultrapassar tais desafios, a Câmara Municipal já traçou um plano de ação de curto prazo, que pretende também socializar com os horticultores na reunião desta quinta-feira e colher subsídios destes para seu complemento.

GCI

Deixe seu Comentário