Agenda 2030: Tribunal de Contas realiza auditoria sobre implementação do ODS 5 em Mosteiros

Agenda 2030: Tribunal de Contas realiza auditoria sobre implementação do ODS 5 em Mosteiros 10/06/2021 15:09Hs

Agenda 2030: Tribunal de Contas realiza auditoria sobre implementação do ODS 5 em Mosteiros

Uma equipa do Tribunal de Contas esteve terça-feira, 8, em Mosteiros para fazer uma auditoria sobre o desempenho do estado de preparação para a implementação da Agenda 2030, num encontro que teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mosteiros e que contou com autoridades municipais, alguns serviços desconcentrados do Estado e confissões religiosas dos três concelhos da ilha do Fogo.

Essa auditória está divida em três passos: recolha no terreno, relato que será encaminhado para contraditório e elaboração de um relatório.

O objetivo é, segundo Ilda Miranda, auditora do TC, “avaliar o estado de preparação do governo para a implementação dos ODS no seu todo, com enfoque no ODS 5 que é a igualdade de Género. É saber até que ponto o governo de Cabo Verde se preparou para a implementação da agenda em Cabo Verde”. Ou seja, “compreender até que ponto o governo adaptou a agenda ao contexto nacional, verificar se o executivo mobilizou recursos e capacidade suficientes para a implementação da agenda e se criou mecanismos para a monitorização, avaliação e segmento da agenda 2030 e se tem estado a produzir relatórios”.

Ações do tipo irão decorrer em todo o território nacional, com o propósito de “ouvir a todos e não deixar ninguém para trás”. Por hora, Ilda Miranda avançou que o trabalho está a decorrer dentro da normalidade, no entanto, os dados só serão divulgados após a elaboração de um relatório final, onde estarão expostas todas as conclusões.

De realçar que essa auditória já foi feita nas ilhas de Santiago e Fogo e, nos próximos dias, a equipa do Tribunal de Contas segue com a sua agenda de trabalho nas ilhas do Sal e São Vicente.

GCI

Deixe seu Comentário