8 de março: Câmara Municipal homenageia mulheres

8 de março: Câmara Municipal homenageia mulheres 08/03/2023 11:20Hs

8 de março: Câmara Municipal homenageia mulheres

Uma parteira. Uma coladeira. Uma agricultora e comerciante. Uma agente sanitária. E uma portadora de deficiência motora. Cinco mulheres. De cinco diferentes localidades. Elas vão ser homenageadas na tarde desta quarta-feira,8, pela Câmara Municipal de Mosteiros, na sessão de comemoração do Dia Internacional da Mulher.

Da zona sul, Rosalia Fernandes (ao centro, na foto), de 76 anos, é portadora de deficiência motora. E um grande exemplo de superação. Residente em Achada Grande, Doia, como é conhecida, criou um filho, e fez um esforço enorme para ter habitação própria e proporcionar bem-estar à família. É, por isso, merecidamente reconhecida pela autarquia de Mosteiros, como um exemplo para sua geração e para as gerações mais novas.

Antónia Gomes Oliveira, de 49 anos, é mais conhecida por Malice, a agente sanitária que orgulha familiares, vizinhos e colegas de trabalho. É a representante da zona alta do concelho nesta sessão de homenagem que a Câmara Municipal realiza na tarde desta quarta-feira,8. É a segunda na foto, da esquerda para a direita.

Agricultora e comerciante, Maria Idalina Vaz Monteiro (5ª na foto, da esquerda para a direita), 73 anos, é sobejamente conhecida em Ribeira do Ilhéu, zona norte de Mosteiros, como mulher de muitos ofícios e de muita fibra. Vai ser homenageada pela Câmara Municipal em reconhecimento do seu percurso.

De 91 anos, Amélia Alves Vieira, mais conhecida por Itália (1ª na foto, da esquerda para a direita), ajudou um sem número de parturientes com seus métodos tradicionais, sendo sua mestria reconhecida em todo o concelho. Residente em Mosteiros Trás, é a segunda mais idosa entre as homenageadas deste 8 de março.

Ninita é o nome pelo qual é mais conhecida Luísa de Pina, de 98 anos, da localidade de Queimada Guincho. De entre muitos ofícios, ela destacou-se como coladeira, sendo presença assídua nas festas populares dedicadas a santos. Pela contribuição que deu na valorização, preservação e elevação da cultura local, Ninita é uma das distinguidas pela Câmara liderada por Fábio Vieira.

GCI

Deixe seu Comentário