30 anos de Município: Fábio Vieira aponta ao equilíbrio regional e desenvolvimento sustentável

30 anos de Município: Fábio Vieira aponta ao equilíbrio regional e desenvolvimento sustentável 14/08/2021 15:35Hs

30 anos de Município: Fábio Vieira aponta ao equilíbrio regional e desenvolvimento sustentável

O presidente da Câmara Municipal de Mosteiros discursou na sessão solene da Assembleia Municipal realizada esta sexta-feira,13, em comemoração do 30º aniversário do município.

Fábio Vieira fez o retrato do percurso do município nestes 30 anos, realçando os ganhos conseguidos desde 1991, o trabalho dos autarcas que lhe antecederam e o contributo dos munícipes nesse processo.

Dentre os principais desafios para os próximos tempos, o presidente da Câmara Municipal de Mosteiros destacou o combate às assimetrias entre as localidades, quer quanto ao tecido produtivo, quer relativamente à distribuição de equipamentos municipais, quer ainda no que diz respeito aos indicadores sociais e aos índices de conforto da população, e a promoção do desenvolvimento sustentável.

A Covid-19 e a atuação dos profissionais de saúde e a comunidade mosteirense na diáspora também mereceram notas de destaque do presidente numa sessão que serviu também para homenagear estes parceiros da edilidade no combate à Covid-19.        

Eis o discurso do presidente da Câmara Municipal de Mosteiros, na íntegra:

“Senhor Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde

Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Mosteiros

Senhores Presidentes da CMSF e CMSCF

Senhoras e Senhores eleitos Municipais

Senhoras e Senhores chefes dos Serviços Desconcentrados do Estado

Senhoras e Senhores representantes das Confissões Religiosas

Senhoras e Senhores convidados

Minhas Senhoras e meus Senhores 

Permitam-me, em meu nome pessoal e em nome da CMM, saudar-vos a todos e agradecer-vos pela prestigiada presença, nesta sessão especial comemorativa aos 30 anos da criação do Município de Mosteiros, momento nobre e de elevado significado para todos nós.

Há sensivelmente 30 anos, repôs-se uma justiça histórica e um desejo acalentado por várias gerações de Mosteirenses.

Justiça que resgatou o orgulho e a dignidade dos filhos desta terra, que reforçou a cidadania local e que permitiu a Mosteiros garantir, por direito próprio, um assento no concerto dos Municípios de Cabo Verde.

Há trinta anos aprovou-se no parlamento cabo-verdiano a medida legislativa que ordenou a criação do Município dos Mosteiros, ato de transcendente significado e que marca uma nova trajetória e um novo rumo nos destinos do povo desta terra.

Institui-se como ponto de partida uma comissão instaladora a qual foi atribuída a tarefa de criar as condições para que este Concelho pudesse funcionar como uma autarquia Municipal.

Assim é meu dever, neste início de conversa, reconhecer a contribuição dos obreiros deste momento de viragem, obra que nos permite hoje, 30 anos depois, assegurar enquanto presidente, a continuação desta grandiosa estafeta e esta honra que é trabalhar por Mosteiros.

Quero, nesta ora, deixar um profundo reconhecimento em nome de todos os Mosteirenses, um penhorado agradecimento às várias gerações de autarcas, aos cabouqueiros do momento zero, cujo contributo e disponibilidade naquela ora de arranque, foram marcantes para tão ingente missão que o futuro nos reservaria.   Esta Edilidade, recorda e valoriza a luta destes homens que nos antecederam.    

Senhor Secretário de Estado

Senhor presidente da Assembleia 

Senhoras e senhores deputados

Estes 30 anos foram extraordinariamente laboriosos, e olhando para este nosso percurso comum, podemos todos confirmar que valeram a pena os sacrifícios consentidos e que aquela data e aquele dia de muito significado, não só permitiram a preservação e reforço da cidadania local, como nos lançaram a todos, os desafios de ousarmos novas vitórias para o nosso Município.

Mantemos fiéis aos princípios fundantes e estamos, aqui e agora, sempre juntos, por Mosteiros.

Se insisto neste reconhecimento é porque é da maior importância e sentido de justiça lembrar os pioneiros desta gesta de cidadania, os que, antes de nós, escreveram páginas relevantes da nossa história comum.

É, pois, com lucidez crítica, com lealdade institucional e com sentido de Estado, que, para além das conjunturas político-partidárias, saúdo a todos sem exceção, pela obra feita e lhes presto genuína homenagem.

Senhor Secretário de Estado

Senhor Presidente da Assembleia       

Senhoras e Senhores deputados  

As necessidades de desenvolvimento e as expectativas emergentes com a tomada de posse desta nova gestão do Município, são imensas e impuseram à minha equipa a missão de assegurar uma dinâmica forte de investimentos municipais.

Esta gestão, para lá das dificuldades evidentes em matéria de recursos disponíveis, está empenhada na remoção dos principais obstáculos ao desenvolvimento e na construção de cenários de futuro no sentido de sintonizar cada vez mais a velocidade de desenvolvimento do Município a do todo nacional.

Estamos empenhados para, em articulação com o governo, densificar a infraestruturação do Município, projetando ações que, a um tempo, impactam a vida do munícipe e promovam as vocações do Concelho.       

Queremos que cada localidade deste Concelho seja um espaço de desenvolvimento, pois apercebe-se ainda a persistência de assimetrias entre as localidades, quer quanto ao tecido produtivo, quer relativamente à distribuição de equipamentos municipais, quer ainda no que diz respeito aos indicadores sociais e aos índices de conforto da população.        

Pretendemos e estamos a trabalhar para uniformizar a velocidade de todas as localidades para que nenhuma perca este comboio do desenvolvimento.

Tencionamos garantir que este Município caminha para o desenvolvimento sustentável, isto é, segurar as melhores políticas sociais que reduzam as desigualdades sociais por um lado, e por outro, elaborar e materializar bolsas de projetos que permitam um forte impacto nas populações.

Estamos a adotar um conjunto de medidas que favoreçam a atividade dos privados do Concelho e trabalhar para reverter a situação de pobreza, razão pela qual a Autarquia pretende elaborar, tão breve quanto possível, um Cadastro social Municipal que permitirá ver, de forma clara, os diversos indicadores e identificar assim a posição contextual do município e suas gentes no conjunto dos municípios de Cabo Verde.

Todas estas medidas devem ser discutidas, planificadas e implementas com a mais ampla participação da sociedade civil organizada, com vista ao fortalecimento da democracia participativa das nossas localidades.

O surgimento de redes de empreendedores locais, ainda que tênue neste momento, apoiadas por políticas públicas municipais, bem como o levantamento das potencialidades do desenvolvimento do Concelho no seu todo, estão a merecer a nossa total atenção.

É tendo em atenção tudo isso, que estamos empenhados na realização de estudos que permitam saber qual a posição dos Mosteiros no ranking entre os 22 municípios do Pais, o nível de renda, o padrão educacional, as condições habitacionais entre outros aspetos. As respostas a estas questões fazem-se mais do que necessárias.

Mosteiros precisa rapidamente ganhar velocidade em relação às dimensões estratégicas do desenvolvimento, isto é investir mais na educação e formação profissional de qualidade, nas indústrias criativas e culturais, no reforço do planeamento urbano e infraestrutura social, no saneamento, saúde e segurança pública, na sustentabilidade ambiental e no atracão de investimentos dos emigrantes.

O que se está a investir neste momento em matéria da infraestruturação no Concelho deve realinhar Mosteiros para um novo patamar de competitividade e de atratibilidade. Estamos a propor nos próximos tempos claramente uma mudança de paradigma que será impulsionada com a chegada, para breve, do ensino superior ao nosso Concelho. Para além do nosso firme apoio à criação do Centro Universitário da Região Sul, estamos igualmente na faze de estabelecer um convênio com a universidade de São Tiago para a implementação da US virtual nos Mosteiros.

Para a concretização das nossas ideias, queremos abrir espaços de debate democrático de ideias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de energias em prol do desenvolvimento dos Mosteiros.

Senhor Secretário de Estado

Senhor presidente da Assembleia 

Senhoras e senhores deputados   

Não posso deixar de expressar a minha enorme preocupação pela situação epidemiológica por que ainda passa o país e a ilha do Fogo.

Em primeiro lugar, a minha solidariedade para com todos quantos estão infetados e seus respetivos familiares.

Repito o que tenho dito: esta guerra é de todos e não a podemos perder. Cada um deve assumir o seu dever cívico e patriótico de ajudar a vencer o Covid-19.

Mosteiros tem de vencer a pandemia. O Fogo tem de vencer a pandemia. Cabo Verde tem de vencer a pandemia. Nós olhamos para esta pandemia com sentido de Estado e enquanto Autarquia estivemos e estamos sempre disponíveis a mobilizar toda a prata da casa e não só para ações convergentes para debelarmos esta tragédia que perturbou o equilíbrio mundial, nomeadamente o equilíbrio dos países mais vulneráveis como é o caso de Cabo Verde e com impactos sérios nos Municípios com menos recursos.

Nestes 46 anos da nossa Independência, com seus momentos elevados e seus momentos complicados, não temos memória de situação coletiva tão tensa quão potencialmente perigosa como esta.

No nosso caso em concreto devo assinalar sem qualquer pejo que temos vindo a resistir estoicamente trabalhando com as autoridades sanitárias com sentido de resiliência e de longo prazo para o enfrentamento desta crise sanitária.

Assim, acreditamos que só temos hipóteses de vencer se nos unirmos e nos convergirmos na prevenção e no combate sem tréguas ao COVID-19, sem dispersão de energias, nem desencorajamento.           

Senhor presidente da Assembleia 

Senhoras e senhores deputados      

Nestas celebrações dos 30 anos da criação do Município dos Mosteiros, desejaria prestar uma justa e merecida homenagem aos médicos, aos enfermeiros e demais profissionais da saúde que continuam a arriscar suas vidas diariamente para tentar salvar outras vidas.

Ao longo deste último ano e meio, esses profissionais que se expõem na linha de frente, vêm enfrentando não só o aumento do nível de stress e de ansiedade, como muitas vezes a falta de condições para o tratamento de uma doença nova que tem desafiado a própria ciência.

Esta é, por tudo isto, oportunidade ímpar para nos lembrarmos destes soldados que, sem olhar a sacrifícios pessoais e familiares, têm sido de primeira grandeza nesta guerra contra um temível adversário e imprevisível.

Ao comemorarmos estes 30 anos da criação do nosso Município, ainda num contexto de precariedade da saúde pública em virtude da crise pandêmica, esta Câmara e todos os seus profissionais se associam num grande agradecimento de coração, a todos os profissionais de saúde, porque em verdade são eles que dedicam suas vidas para salvar a nossa.

Gratidão até parece pouco, muito pouco para expressar o quanto devemos aos profissionais da saúde, que estão em linha de frente a cuidar de todos num momento tão sombrio por que todos passamos.

Nesta sessão solene e daqui desta tribuna, sinto ser este o tempo de valorizar pessoas essenciais e render uma justa homenagem aos que se dedicam e fazem o melhor em defesa da vida, trazendo esperança para todos.

Quando o mundo inteiro se silenciou diante da pandemia, ruas vazias, corações aflitos, quando o vírus se instalava perante a nossa impotência, havia uma frente que se pós em sentido e de prontidão e que merece ser lembrado pela sua coragem, eficiência e importância: refiro-me naturalmente à frente dos profissionais da saúde. Nestes duros tempos ser um profissional da saúde é mais do que nunca, uma contribuição para a humanidade e para a vida.

Na mesma linha de raciocínio, quero também tributar um reconhecimento merecido aos bombeiros voluntários de Mosteiros, pela abnegação, pelo espírito de sacrifício e toda colaboração que vem prestando neste momento de crise pandémica provocada pela Covid-19.

Uma palavra de apreço e gratidão também à nossa imensa comunidade emigrada, que prontamente aliou os seus esforços à Câmara Municipal de Mosteiros, na criação de um fundo municipal de emergência social para assistir as famílias mais carenciadas do município, o que nos permitiu mitigar os efeitos desta crise pandémica.      

É com este sentimento de gratidão e de reconhecimento prestando minha homenagem aos profissionais da saúde, aos bombeiros voluntários e à nossa imensa e generosa diáspora, que termino esta intervenção augurando a todos, festas felizes e que tenhamos este ano muita chuva para que o chão fértil possa de novo nos trazer novas vidas.

Bem hajam a todos!”

Fábio Vieira

Presidente da Câmara

Deixe seu Comentário