3 anos de mandato: as realizações da Câmara no Ambiente, Pesca e Desenvolvimento Rural

3 anos de mandato: as realizações da Câmara no Ambiente, Pesca e Desenvolvimento Rural 14/11/2023 14:43Hs

3 anos de mandato: as realizações da Câmara no Ambiente, Pesca e Desenvolvimento Rural

A equipa dirigida por Fábio Vieira tomou posse a 18 de novembro de 2020. Três anos depois passamos em revista as realizações da Câmara Municipal de Mosteiros nas suas principais áreas de intervenção.

Os setores agropecuário e das pescas foram eleitos, desde a primeira hora, como uma das prioridades do executivo municipal para atrair investimentos e estimular o desenvolvimento rural e o desenvolvimento sustentável do concelho.

É neste sentido que a Câmara Municipal investiu fortemente na promoção destes setores, através, dentre outros, do Projeto Integrado de Promoção da Resiliência Socioeconómica de Famílias Vulneráveis de Mosteiros, com intervenções nas áreas da Água, Agricultura e Pesca.

No quadro deste projeto subvencionado pelo Fundo de Descentralização (FD), a Câmara Municipal contemplou 50 horticultores com kits de rega, num investimento de mais de 3 mil contos.

A par de materiais para a prática da agricultura de regadio, a Câmara Municipal mobilizou parceiros para a realização de ações formativas para todos os beneficiários do projeto em Boas Práticas Agrícolas e Rentabilidade de Culturas, Planeamento e Diversificação do Cultivo, Técnicas de Irrigação, Tratamento Pós-colheita, Educação Financeira, Criação e Gestão de Pequenos Negócios.

Também no quadro deste projeto financiado pelo Grão-ducado do Luxemburgo, a Câmara Municipal realizou trabalhos de impermeabilização de reservatórios de água para rega outrora construídos pela autarquia, contribuindo para a mobilização de mais água para a agricultura, nas zonas baixa e alta do concelho.

No quadro do projeto de Reforço da Capacidade de Adaptação e Resiliência no Setor Florestal em Cabo Verde – Reflor-CV, foram realizadas várias atividades de promoção da reflorestação, especialmente no perímetro de Monte Velha, e de formação de agentes provenientes das comunidades contempladas, nomeadamente em matérias ligadas à gestão de produtos florestais não lenhosos; criação e gestão de viveiros e práticas favoráveis à reflorestação.

A conclusão da segunda fase da Casa dos Pescadores é outro ganho a assinalar nestes três anos de governação municipal. Foram mais de 15 mil contos investidos com recursos do FD.

Mais do que construir a Casa dos Pescadores, a Câmara Municipal mobilizou recursos junto de parceiros para o seu apetrecho. Hoje, Mosteiros dispõe de uma câmara de frio com a capacidade para o armazenamento de 5 toneladas de pescado, instalada na Casa dos Pescadores e posta à disposição da Associação dos Operadores de Pesca. A mesma organização que hoje dispõe de um gabinete equipado pela Câmara Municipal naquela infraestrutura. A Câmara afetou também à Associação uma técnica de apoio à direção. Tudo isto representa um investimento de mais de 3 mil contos.

Na Casa dos Pescadores está também, em fase de conclusão de instalação, a Loja de Pesca, para cujo apetrecho inicial a Câmara Municipal mobilizou um financiamento de cerca de mil contos, através de uma parceria com a Afosol (Associação Fogo Solidário).

A Câmara Municipal investiu igualmente na requalificação do acesso à Praia Lantcha, na cidade de Igreja, e nas áreas circundantes, construindo uma praça em homenagem aos pescadores e peixeiras e batizada com o nome de Bode Loma, um pescador octogenário conhecido em todo o concelho (falecido recentemente). Outro investimento de mais de 2 mil contos.

 

A capacitação de operadores de pesca esteve entre as ações prioritárias da Vereação dirigida por Fábio Vieira nestes 3 anos de mandato.

Representando um investimento de 600 contos, a Formação em Técnicas de Captura e Navegação em Alto Mar, ministrada no âmbito do projeto da Câmara Municipal subvencionado pelo Fundo de Descentralização, permitiu a certificação de 13 pescadores de Mosteiros. São operadores que podem agora exercer a sua profissão em qualquer parte do país, de forma legal. Estão preparados para pesca em embarcação de maior porte e em zonas mais distantes do que aquelas em que habitualmente se fazem à faina.

Várias dezenas de pescadores foram contempladas com outras ações formativas, nomeadamente em Educação Financeira e Gestão de Pequenos Negócios.

As peixeiras de todo o concelho foram também contempladas pelas ações realizadas no quadro dos projetos da Câmara Municipal para o setor das Pescas.

A Câmara Municipal atribuiu malas térmicas a vinte e cinco peixeiras de todo o concelho a fim de melhor armazenarem e transportarem o pescado, melhorando a qualidade do produto vendido normalmente de forma ambulante.

No quadro do FD, 15 peixeiras participaram numa Formação em matéria de Armazenamento, Conservação e Transformação de Pescado e mais de 20 participaram em formações sobre Gestão de Pequenos Negócios.

A mobilização de água foi outra grande aposta da Câmara Municipal durante estes anos para promover o desenvolvimento rural e o desenvolvimento sustentável, tendo conseguido alargar a rede pública de água a todas as localidades descobertas até 2020. Agora, do norte ao sul do concelho, todas as localidades têm acesso à rede de água, sendo Labâ Rosto (Relvas), Rocha Fora, Ribeira do Ilhéu e Atalaia as últimas a serem contempladas.

Com este investimento Mosteiros aproxima-se da realização do ODS6 (Água e Saneamento para Todos). São menos de 100 as famílias que ainda aguardam pela ligação de água a domicílio e menos de 200 aquelas que aguardam por uma infraestrutura sanitária.

Para um desenvolvimento equilibrado e duradouro, a Câmara Municipal de Mosteiros tem investido em áreas cruciais, como o Ambiente.

A aquisição de novos meios de transporte de resíduos, a preparação para a implementação do projeto piloto de recolha domiciliária de lixo, a redinamização da rede de viveiros municipais, a criação de espaços verdes e o reforço da cintura verde urbana são ações em curso que vão contribuir para a sustentabilidade ambiental, a par da execução dos programas Escolas Amigas do Ambiente e Jardins 3R que começam a ser implementadas com a execução do projeto de Requalificação  do Parque Escolar Municipal, estimado em pouco mais de 100 mil contos.

GCI

Deixe seu Comentário