3 anos de mandato: as realizações da Câmara nas áreas da Juventude, Género e Inclusão Social

3 anos de mandato: as realizações da Câmara nas áreas da Juventude, Género e Inclusão Social 15/11/2023 14:37Hs

3 anos de mandato: as realizações da Câmara nas áreas da Juventude, Género e Inclusão Social

A equipa dirigida por Fábio Vieira tomou posse a 18 de novembro de 2020. Três anos depois passamos em revista as realizações da Câmara Municipal de Mosteiros nas suas principais áreas de intervenção.

Nestes três anos de governação municipal, a Câmara Municipal levou a efeito um conjunto de iniciativas com impacto positivo no seio da juventude, em domínios como o Empreendedorismo, a Agricultura, a Pesca, o Turismo, a Pecuária, a Cultura e o Desporto, a Formação Profissional e o Ensino Superior.

A Câmara Municipal tem apostado na modernização das infraestruturas para garantir melhores condições de prática desportiva aos jovens de Mosteiros. São casos do estádio municipal Alírio de Pina e do polivalente de Atalaia, a que devem juntar-se ainda intervenções nos polidesportivos de Queimada Trás e de Fajãzinha, brevemente.

A agenda desportiva municipal tem criado novas dinâmicas nas localidades, dando suporte à realização de eventos desportivos e realizando competições e ações formativas ao longo do ano.

A nível da Cultura são várias as iniciativas cujo público principal é a Juventude de Mosteiros, estando a Câmara Municipal a criar condições e oportunidades para que o talento local galgue caminhos de sucesso, dentro e fora do concelho.

A Juventude é também o principal destinatário das ações de Formação da Câmara Municipal, que, nestes três anos, já investiu mais de 3 mil e 500 contos em ações em áreas como a Gestão de Negócios e a Educação Financeira, para públicos diversificados, e ações de capacitação nos setores da Pesca (navegação e captura em alto mar, manuseamento e conserva de pescado, etc.), da Agricultura (boas práticas agrícolas, técnicas de rega, tratamento pós-colheita, etc.), da Cultura (dança, teatro, fotografia, cinema, etc.) e do Desporto (formação de árbitros de futebol e de futsal, de treinadores, etc.).

A Câmara Municipal tem contemplado centenas de jovens com subsídios para Formação Profissional e para o Ensino Superior. Aos estudantes universitários no país, por exemplo, a Câmara Municipal destina um investimento anual de cerca de 3000 contos em subsídios de sobrevivência. São mais de 60 os jovens de todas as localidades de Mosteiros que recebem da Vereação liderada por Fábio Vieira uma quantia mensal de 4000 escudos para apoio às despesas do dia a dia durante o ano académico.

Há dezenas de jovens a frequentar estabelecimentos de Formação Profissional e de Ensino Superior em Portugal, alguns a título gratuito, graças às parcerias mobilizadas pela Câmara Municipal de Mosteiros junto de autarquias geminadas com Mosteiros.

O ensino recorrente, que representa uma segunda oportunidade de formação para dezenas de jovens do concelho, tem também merecido atenção da Câmara Municipal, que garante apoio financeiro a estudantes provenientes de diversas localidades. Um investimento de 400 contos anuais.

O reforço do Gabinete Municipal do Empreendedorismo tem permitido criar oportunidades para jovens do concelho, que têm acedido a orientação para elaboração de projetos e acompanhamento na gestão de negócios. É também através deste gabinete que são materializadas iniciativas como o Prémio Mulher de Fibra, Prémio Cri_Ação de Cultura e Desporto, Concurso de Fotografia e edital Curtas de Talaia, todas direcionadas especialmente para a juventude de Mosteiros.

No domínio da habitação, muitos jovens do concelho têm acedido a incentivos, especialmente através do programa ‘Nha Kaza Nha Grandeza’, que, no eixo Apoio à Construção, já contemplou mais de 3 dezenas de beneficiários com lotes de terreno e várias outras dezenas com materiais de construção.

As mulheres chefes de família têm tido também uma atenção especial deste programa habitacional da Câmara Municipal de Mosteiros.

O Plano Municipal para a Igualdade e Equidade de Género, cuja elaboração está em fase de conclusão, é um dos grandes ganhos para o município nestes 3 anos de mandato. Com este instrumento a Câmara Municipal abre portas à participação de todos na construção de um município inclusivo e de desenvolvimento sustentável.

Também virada para a promoção da igualdade, da equidade e da inclusão, a Câmara Municipal tem implementado uma série de programas e projetos, com impactos positivos nas comunidades e nas famílias, em especial aquelas chefiadas por mulheres. É o caso do programa ‘Uma Família, Uma Torneira’, que pretende criar melhores condições de acesso à água potável e criar oportunidades para mulheres terem mais tempo e investir em atividades de geração de rendimento. O investimento ultrapassa os 10 mil contos, envolvendo projetos e parceiros de dentro e de fora do país.

O projeto RAMPA, que visa garantir o acesso universal a edifícios públicos, é parte do Programa Municipal de Requalificação Urbana em curso, que tem dotado o município de espaços públicos modernos e inclusivos.

É neste projeto que se também inscreve a aquisição e a atribuição de cadeiras de rodas a pessoas com mobilidade reduzida. Só em 2023 foram mais de 800 contos investidos pela Câmara Municipal, mais outras centenas de contos mobilizadas junto de parceiros na diáspora.

A a introdução na agenda juvenil e desportiva local de atividades como os Jogos de Inclusão e Animação Comunitária, tem permitido ao município promover a participação de todos nas dinâmicas que são criadas nas comunidades, contribuindo para mais e melhor qualidade de vida no concelho.  

A Saúde é uma das áreas prioritárias da ação camarária. Durante estes três anos várias atividades foram realizadas para promover a saúde e contribuir para a construção de um município saudável.

Para as mulheres foram criadas várias oportunidades, através de programas como ‘Mais Saúde’, que garante acesso gratuito a consultas e exames especializados, e o projeto ‘Mulheres Seguras, Saúde para Todas’, que tem ações no domínio da prevenção e do tratamento do cancro do colo do útero e outras doenças que afetam as mulheres.

GCI

Deixe seu Comentário