3 anos de mandato: as realizações da Câmara na Cultura, Desporto e Empreendedorismo

3 anos de mandato: as realizações da Câmara na Cultura, Desporto e Empreendedorismo 17/11/2023 14:44Hs

3 anos de mandato: as realizações da Câmara na Cultura, Desporto e Empreendedorismo

A equipa dirigida por Fábio Vieira tomou posse a 18 de novembro de 2020. Três anos depois passamos em revista as realizações da Câmara Municipal de Mosteiros nas suas principais áreas de intervenção.

Enquanto setores dinâmicos da economia local, capazes de gerar rendimento e emprego, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do concelho, a Cultura e o Desporto têm merecido uma atenção especial da Câmara Municipal, que procura valorizar e potenciar a identidade e o talento locais.

No domínio do Desporto, a atividade camarária está assente em três eixos essenciais, nomeadamente, a Capacitação e Valorização dos Recursos Humanos, a Requalificação e Modernização das infraestruturas e a promoção de Eventos e da Atividade Física.

Num investimento de cerca de 40 mil contos, a Câmara Municipal presidida por Fábio Vieira concluiu a construção do Estádio Municipal Alírio de Pina, em Ribeira do Ilhéu, infraestrutura inaugurada em agosto de 2022.

Também na zona norte do concelho, num investimento de cerca de 15 000 contos, a Câmara Municipal tem em fase de conclusão as obras de requalificação do Polivalente de Atalaia. Uma infraestrutura que, quando concluída (até finais deste ano), terá o campo para a pártica de modalidades de salão mais moderno da região.

É esta geração de infraestruturas desportivas que vai ser levada a outros empreendimentos, nomeadamente os polivalentes de Queimada Trás e de Fajãzinha.

A capacitação de agentes desportivos tem sido uma atividade contínua desde o início do mandato, tendo a Câmara Municipal promovido ações formativas para árbitros e treinadores de futebol, árbitros de futsal, nadadores, bem como a capacitação de e empreendedores no domínio do desporto.

Para valorizar os desportistas locais a Câmara Municipal retomou a realização da Gala Municipal do Desporto, bem como sessões pontuais de homenagem a agentes que têm contribuído para a elevação da atividade desportiva no município ao longo dos anos.

No que concerne à promoção da Atividade Desportiva e da Atividade Física em Mosteiros as iniciativas da edilidade liderada por Fábio Vieira ocorrem ao longo do ano, com eventos mensais. Uma agenda desportiva que tem ganhado espaço no contexto regional e nacional.

No Atletismo são destaques a Corrida de São Sebastião, em janeiro, a Corrida do Café, em março/abril, a Corrida 13 de maio, a Corrida da Independência, em julho, a Corrida do Município, em agosto, as várias provas em diversas disciplinas nos Jogos de Verão, de julho a setembro, e nos Jogos de Inclusão, de novembro a dezembro.

A Câmara Municipal promove também o Campeonato Interzonas de Futebol, a Corrida de Cavalos por ocasião do dia do município, a Taça Amizade, no âmbito da Semana d’África, em maio, a Taça Alírio de Pina em Futebol de 11, em julho, o Torneio do Município, dentre outros eventos pontuais sugeridos pela sociedade civil.

O investimento anual nestes eventos desportivos ultrapassa os 2 mil contos. Este é também o montante aproximado referente ao investimento que a Câmara Municipal faz todos os anos em apoio e subvenções a clubes, escolas de iniciação desportiva e organizações da sociedade civil para a participação em campeonatos regionais e realização de atividades desportivas no concelho.

No setor da Cultura as realizações da Câmara Municipal durante estes três anos de mandato têm permitido implementar aquilo que está inscrito no Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Sustentável, através, essencialmente, de dois programas: o MECTA (Memória, Cultura, Tradição e Ação) e o OCUPA (Oralidade, Cultura e Património).

A instalação do Museu do Café do Fogo, em 2021, foi o primeiro grande ganho no domínio cultural para o município, obtido nos primeiros 6 meses de governação, estando-se a trabalhar neste momento na segunda fase deste projeto que pretende salvaguardar, valorizar e divulgar aquela que é uma das áreas de maior impacto na economia local – a cafeicultura, bem como promover aquele que é um dos melhores cafés do mundo, o café do Fogo, enquanto produto agrícola e cultural.

O Festival do Café do Fogo, realizado anualmente entre março e abril, é a ocasião em que se celebra a cafeicultura em Mosteiros, aproveitando-se da época da colheita para promover um sem número de atividades cujo principal objetivo é promover o Café do Fogo e, por esta via, promover o município. Nos últimos 3 anos foram introduzidas novas propostas neste certame que já começa a ganhar espaço na arena cultural internacional.

A Agenda Cultural do Município conheceu inovações importantes, que têm permitido promover uma dinâmica cultural impar no contexto da região e do país.

Procurando preservar a tradição e difundir o que de mais autêntico o município tem, a Câmara Municipal levou à Assembleia Municipal uma proposta de classificação de Talaia Baxu como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal, tendo sido aprovada por unanimidade dos eleitos.

Na mesma linha, a Câmara Municipal criou a Gala Talaia Baxu, que já vai na terceira edição. Um momento de exaltação do género musical e dançante com origem no nosso concelho. E de reconhecimento dos agentes que tem levado este ritmo além-fronteiras.

O Prémio Talaia Baxu do Ano e o concurso Curtas de Talaia são outras iniciativas da autoria da Câmara Municipal neste mandato que começou em novembro de 2020.

Ainda no que à música diz respeito vale frisar a continuação do concurso de voz Todo Mundo Canta, que anualmente cria oportunidades para a revelação de novos talentos, ao programa Toka na Zona, que tem levado animação musical às comunidades, ao programa Ritmo & Poesia, virado para a promoção do HIP HOP, com realização de oficinas, rodas de conversa e concurso de RAP, às oficinas de instrumentos de corda e à criação da Escola Municipal de Música Giovani Rodrigues, que vai funcionar na praça de Sumbango, estando as obras em fase de conclusão.

A instituição do Prémio Municipal do Artesanato, batizado com o nome do artesão Tony di Kilda, criou uma nova dinâmica para este setor no concelho, que, a par de várias feiras e exposições que são realizadas anualmente no concelho, constitui uma oportunidade para a dignificação e divulgação do trabalho dos artesãos, bem como para o surgimento de novos talentos em Mosteiros.

É neste sentido também que se criou a Mostra/Concurso de Canizade. Uma inovação introduzida na Agenda Cultural anual do concelho que, por um lado, contribui para a salvaguarda desta manifestação e, por outro, contribui para a difusão da cultura tradicional dentro e fora de Mosteiros.

Entre o mês do artesão e o mês das festas populares em que se desfila o Canizade, realiza-se a programação da Semana d’África, em maio. Uma proposta cultural que inclui uma Feira Gastronómica, uma Mostra de Moda, Exposições, Música e Sessões de Homenagem. A Semana d’África em Mosteiros vai na sua terceira edição e foi instituída em 2021, ano em que se criou também o Sabores de África – Feira Gastronómica de Mosteiros.

Mosteiros St.Art é o Festival de Arte Urbana de Mosteiros. Criado em 2021 pela Câmara Municipal, este evento tem levado mais cor e mais vida às comunidades. Começou no âmbito da requalificação urbana do centro da cidade de Igreja. Rapidamente as pinturas murais tornaram-se moda noutras localidades. Casa Cutelo, em Mosteiros Trás, Corvo e Achada Grande, na zona sul do concelho, e Sumbango são algumas das localidades por onde já passou o Mosteiros St.Art, cuja programação inclui também capacitação de jovens em matéria de pintura artística.

O Teatro também tem merecido atenção da Câmara Municipal, que já realizou duas mostras, uma delas com participação de um grupo vindo de Portugal. Em 2022, a Vereação de Mosteiros lançou o MOMTI – Mostra Municipal do Teatro Infantil, realizada no âmbito das celebrações do Dia da Criança Africana, 16 de maio.

Na literatura a joia da coroa é Beco Literário – Festa do Livro de Mosteiros, que já vai na segunda edição e que tem contribuído para a promoção do livro, da leitura e da escrita, do intercâmbio de agentes da arte literária, de estudantes e de professores, bem como para a divulgação de Mosteiros enquanto território de Cultura.

O Encontro de Escritores do Fogo, realizado no âmbito desta festa, a Maratona de Leitura de Mosteiros, também realizada no âmbito de Beco Literário, são propostas que têm valorizado a arte literária no concelho e criado oportunidades para artistas locais e de outras proveniências.

As iniciativas literárias da Câmara Municipal têm encontrado no programa Café com Versos um espaço privilegiado. Estes encontros literários que se realizam há dez anos já deram frutos. A primeira antologia poética de Mosteiros é um deles. A primeira edição está em fase de conclusão e será lançado oportunamente.

A promoção da língua materna e de línguas estrangeiras como o Inglês tem sido feita através de um programa anual que inclui a realização de palestras, oficinas e cursos.

No American Corner, reabilitado e modernizado em 2021, através de uma parceria com a embaixada dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, há atividades mensais para a divulgação da língua e da cultura americanas e para a preparação de candidatos à emigração, dentre outras atividades culturais.

No Museu, além do café, também se fala do Crioulo, do Ambiente e das Mudanças Climáticas e do Desenvolvimento Sustentável, em palestras, rodas de conversa e conferências e no programa ‘Café com…’ introduzido em 2022.

A Câmara Municipal relançou atividades como o Carnaval, chegando a investir em 2023, cerca de mil contos na realização da Festa do Rei Momo no concelho, montante destinado à atribuição de subsídios aos grupos, aos jardins e às escolas do ensino básico, à premiação e às logísticas de realização dos desfiles/concurso, e tem apoiado os grupos organizados que realizam festas populares e de santos, manifestações da cultura tradicional e popular que a Câmara Municipal tem interesse em preservar e promover.

A formação tem sido uma constante e tem contemplado agentes culturais de diversas gerações e em diversas matérias, provenientes de diferentes localidades. Oficinas de dança. Workshop de pintura em 3D. Capacitação em técnicas de pintura com café. Formação de agentes teatrais. Formação de iniciação à Fotografia. Capacitação em produção de curtas metragens. Capacitação em técnicas de contação de estórias, de jogos didáticos e de escrita criativa para monitoras de jardins de infância e para professores do ensino básico. Sessões de (in)formação em matéria de realização de Canizade. Estas são algumas das principais ações formativas realizadas pela Câmara Municipal de Mosteiros nestes três anos de mandato, sob a coordenação do Pelouro da Cultura.

A par destas ações formativas, a Câmara Municipal tem concretizado outras iniciativas através do Gabinete Municipal do Empreendedorismo, que operacionaliza as atividades da Vereação inscritas nos instrumentos de gestão.

O início do mandato em 2020 marca o início de iniciativas como o Prémio Mulher de Fibra, através do qual já foram financiados 4 projetos de jovens mulheres do concelho, num montante global de 800 contos em kits para instalação dos empreendimentos eleitos pelo júri do concurso.

O Prémio Cri_Ação de Cultura e Desporto é outra iniciativa da Câmara Municipal de Mosteiros que promove o empreendedorismo no concelho. Através deste prémio já foram financiados 6 projetos, num montante global de 600 contos em kits para a implementação dos empreendimentos escolhidos pelo júri do concurso.

A par destes prémios, a Câmara Municipal introduziu o ano passado o Concurso de Fotografia para promover as 7 Maravilhas Naturais do Concelho. Os prémios chegam aos 150 mil escudos.

Para complementar as ações do Gabinete Municipal do Empreendeorismo e reforçar as capacidades dos concorrentes aos diversos prémios criados pela Câmara Municipal, várias ações de capacitação e sessões de informativas são realizadas, envolvendo profissionais capacitados em matérias como a Educação Financeira, a Elaboração de Planos de Negócio e a Gestão de Pequenos Negócios.

Desde 2020 que o Gabinete Municipal do Empreendedorismo atua também nas áreas da Agricultura, gerindo a água de rega e prestando assistência técnica aos operadores, da Pesca, através de formação e assistência técnica, e do Comércio, prestando serviços de orientação para criação e gestão de negócios e acompanhamento em processos para obtenção de crédito.

GCI

Deixe seu Comentário