3 anos de mandato: as Obras da Câmara na Habitação, Infraestruturas e Requalificação Urbana

3 anos de mandato: as Obras da Câmara na Habitação, Infraestruturas e Requalificação Urbana 22/11/2023 12:03Hs

3 anos de mandato: as Obras da Câmara na Habitação, Infraestruturas e Requalificação Urbana

A equipa dirigida por Fábio Vieira tomou posse a 18 de novembro de 2020. Três anos depois passamos em revista as realizações da Câmara Municipal de Mosteiros nas suas principais áreas de intervenção.

A Requalificação Urbana foi definida como uma das principais prioridades no que às Obras Municipais diz respeito.

Nesta linha, a Câmara Municipal de Mosteiros criou um dos maiores projetos do município em 30 anos – a asfaltagem das vias urbanas do concelho. Em três anos, a Câmara Municipal elaborou o projeto, mobilizou financiamento junto da Bolsa de Valores e pôs em marcha esta grande Obra. São cerca de 180 mil contos o investimento que a Câmara Municipal está a fazer para modernizar 6,3 km da via principal, de Calhau, em Fajãzinha a Achada Malva, em Mosteiros Trás. A obra vai melhorar a via, trazer maior conforto e segurança aos motoristas e peões e mudar o visual do litoral do concelho.

O Programa Municipal de Requalificação Urbana contempla muitas outras intervenções, desde arruamentos à instalação de Parques Infantis em todo o concelho.

A localidade de Queimada de Cima (Kemada Riba), em Relvas, foi a primeira contemplada com obras no âmbito deste programa de requalificação, num custo total que ultrapassou os 3 mil contos. A qualidade do acesso à localidade melhorou e a vida dos habitantes também conheceu melhorias.

Casa Cutelo, em Mosteiros Trás, também foi contemplada com este programa da Câmara Municipal de Mosteiros, num investimento de mais de 6 mil contos, que, a par de vias, calçadas e muros de proteção, cobriu obras de estética implementadas no âmbito do Mosteiros St.Art – Festival de Arte Urbana.

Em Queimada Guincho, a rua do Jardim Infantil recebeu calçada, passeios e pintura mural. O investimento de cerca de 3 mil contos beneficiou também aquele estabelecimento de ensino situado a escassos metros da praça da Amadora, iniciada no mandato anterior e concluída nos primeiros 8 meses do presente mandato, com alterações que conduziram, dentre outras mais valias, à introdução do primeiro miniparque infantil do concelho. Aqui foram despendidos mais de 5 mil contos.

Na zona sul, Corvo foi também contemplado pelo Programa Municipal de Requalificação Urbana. A via principal está agora com calçada nova. Nova e atrativa está também a praça da localidade, que foi ampliada e que teve o primeiro piso em mosaicos antiderrapantes para infraestruturas deste tipo, na ilha do Fogo.

Na vizinha Achada Grande, a Câmara Municipal iniciou as obras de construção de uma via de acesso interno à parte intermédia da localidade. Quando concluída, esta obra aproximará Achada Grande do total desencravamento, graças às intervenções da Câmara Municipal ao longo dos últimos 10 anos.

Na capital do município, a requalificação da orla marítima de Beco e de Praia Lantcha, que incluíram a construção da Casa dos Pescadores e da praça Bode Loma, em homenagem aos operadores de pesca de todo o concelho, tornou mais linda e mais segura o litoral de Igreja, justificando a alocação de mais de 50 mil contos para estes trabalhos, no âmbito do Fundo de Descentralização, subvencionado pelo Grão-ducado do Luxemburgo e pelo Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo.

Num investimento que supera os 8 mil contos, a Câmara Municipal de Mosteiros está a operar a requalificação urbana de Sumbango, contemplando igualmente a praça da localidade e o antigo jardim infantil, que dará lugar à Escola Municipal de Música Giovani Rodrigues. As obras vão ser inauguradas a 2 de dezembro.

A criação de uma rede municipal de Praças e Parques Infantis tem produzido novas centralidades e tem criado mais dinâmica no centro da cidade.

A nova Praça Azambuja, no coração da cidade de Igreja, é hoje um dos pontos de visita obrigatória na ilha do Fogo. Lugar de convívio familiar, a praça tem hoje um parque infantil, espaços de lazer para adultos e uma plataforma para a realizada de eventos de vária índole. Neste empreendimento, que custou mais de 10 mil contos, está espelhada a visão da Câmara Municipal no domínio das obras municipais deste género: duradouras, funcionais e atrativas.

A linha de atuação foi a mesma na construção da Praça de Ansião, em Fonsaco, a mais moderna e atrativa obra erigida pelo executivo municipal na comunidade de Mosteiros Trás. Um investimento de pouco mais de uma dezena de milhares de contos que incluiu, tal como a praça de Azambuja, a instalação de um parque infantil.

Nesta rede de Praças e Parques Infantis estão incluídas as praças de Corvo, de Amadora, em Guincho, e de Sumbango. Mas outras estão a caminho e serão concretizadas ainda no horizonte deste mandato autárquico.

A Requalificação Urbana em curso tem sido acompanhada pela Requalificação e Modernização de Infraestruturas Municipais, em especial nos setores da Cultura, do Desporto e da Educação.

Neste âmbito, a Câmara Municipal realizou a reabilitação do edifício do antigo posto de saúde de Igreja e instalou o Museu do Café do Fogo, um dos pontos culturais e turísticos mais procurados da cidade.

Do mesmo modo, a Vereação dirigida por Fábio Vieira procedeu à reabilitação da Biblioteca Municipal, introduzindo novos materiais e novas dinâmicas no American Corner, um centro cofinanciado pelo governo dos Estados Unidos da América. Tal como no Museu do Café, a autarquia disponibilizou perto de 2500 contos para as obras.

Na zona norte do concelho, num investimento global de cerca de 52 mil contos, a Câmara Municipal realizou duas grandes obras na área do desporto neste mandato. O Estádio Municipal Alírio de Pina, em Ribeira do Ilhéu, inaugurado em agosto de 2022. E o polivalente de Atalaia, cujos trabalhos de reabilitação e colocação de novo piso estão em fase de conclusão.

Para a requalificação e modernização do Parque Escolar do concelho, a Câmara Municipal conseguiu mobilizar neste mandato um montante global de, aproximadamente, 110 mil contos. E as obras já começaram. A reconstrução da Escola do Ensino Básico de Ribeira do Ilhéu está bem encaminhada. Seguem-se as obras do Complexo Educativo da Zona Alta, cujo terreno já foi adquirido pela Câmara Municipal. Estão ainda neste pacote de investimentos a reconstrução da escola de Canal, a reabilitação da escola de Relvas, a reabilitação e modernização dos jardins infantis de todo o concelho e a construção do Centro Municipal de Formação Profissional.

Habitação. Um setor muito acarinhado pela Câmara Municipal conduzida por Fábio Vieira. Neste domínio, e em resposta às várias demandas da população, a Câmara Municipal criou o programa Nha Kaza Nha Grandeza, que já beneficiou mais de 120 famílias em Mosteiros, com construção ou reabilitação de moradia e outras tantas com apoio à construção e reabilitação.

O Nha Kaza Nha Grandeza atua em três frentes. Construção. Reabilitação. E apoio à construção. É enquadrado neste terceiro eixo que dezenas de jovens beneficiaram de lotes de terreno para construção de habitações e que dezenas de famílias receberam apoio em materiais para obras de construção ou reabilitação de casa própria.

Complementando-se com ações de outros programas e projetos, o Nha Kaza Nha Grandeza tem também garantido o acesso à água e à energia elétrica a várias famílias. Há ainda serviços de saneamento que o programa garante com atividades de construção ou apetrecho de casas de banho de famílias de baixa renda.

GCI

Deixe seu Comentário