Sumbango e Fajãzinha preparam-se para festas de São Filipe e de Nossa Senhora de Fátima

Sumbango e Fajãzinha preparam-se para festas de São Filipe e de Nossa Senhora de Fátima 02/05/2018 10:44Hs

Sumbango e Fajãzinha preparam-se para festas de São Filipe e de Nossa Senhora de Fátima

As localidades de Sumbango e de Fajãzinha celebram a 11 e 13 de Maio, respetivamente, festas dedicadas a São Filipe e à Nossa Senhora de Fátima.

São festas populares, com manifestações religiosas, folclóricas e sociais, que atraem centenas de pessoas, entre residentes, emigrantes e visitantes de outras comunidades da ilha.

Na localidade de Sumbango, o grande dia é 11 de Maio, mas as celebrações começam antes, com o ritual do pilão e bailes populares aos fins-de-semana, realizados em preparação do almoço-convívio do dia dedicado a São Filipe.

No dia de São Filipe celebra-se Missa Solene na capela local, seguindo-se almoço e confraternização entre fiéis. Realizam-se também pequenas romarias à Cruz de São Filipe, situada no monte de Sumbango, também conhecido como monte São Filipe.

Depois das celebrações de São Filipe em Sumbango, os caminhos dão a Fajãzinha, que celebra aquela que é uma das mais antigas e expressivas festas de Mosteiros – 13 de Maio, dia de Nossa Senhora de Fátima.

Houve fogo-de-artifício, música e muitas atividades desportivas no Polivalente Ajato na abertura das comemorações, na segunda semana de Abril.

Desde então tem-se realizado no polivalente local vários torneios de futebol de salão com a participação de equipas de todo o concelho e de fora de Mosteiros. A adesão tem sido das melhores dos últimos 5 anos.

As atividades religiosas começam neste 1º de Maio, com uma procissão entre a Igreja Matriz e a capela de Nossa Senhora de Fátima, em Fajãzinha.

A 11 de Maio, todas as capelanias da Paróquia juntam-se na segunda edição da gala “Cantar Maria”, marcada para começar as 19 horas, tendo este ano a presença do Pe Zé Álvaro.

No dia 12 os fiéis acompanham a imagem de Nossa Senhora em outra procissão entre Fajãzinha e Canal ou Sumbango, de onde parte no dia seguinte, em novo cortejo até ao local da Missa Solene.

No feriado de 13 de Maio, centenas de famílias participam na missa dedicada à Nossa Senhora de Fátima. Este ano está agendado para o meio-dia, o que fará com que as celebrações atravessem toda a tarde.

GCI

Deixe seu Comentário