Institucional: Câmaras de Mosteiros e da Amadora assinam Protocolo de Cooperação e Amizade

Institucional: Câmaras de Mosteiros e da Amadora assinam Protocolo de Cooperação e Amizade 10/09/2019 15:07Hs

Institucional: Câmaras de Mosteiros e da Amadora assinam Protocolo de Cooperação e Amizade

O ato simbólico teve lugar nos Paços do Concelho da Amadora, ao final da manhã desta terça-feira,10.

O documento foi rubricado pelos ptresidentes Carlos Fernandinho Teixeira (Mosteiros) e Carla Tavares (Amadora), na presença do vereador de Relações Públicas da CM da Amadora, José Marques.

Para o presidente da Câmara Municipal de Mosteiros, este momento é histórico porque "consolida" as relações de amizade já existentes entre os dois municípios, de há alguns anos, e fortalece o intercâmbio cultural, económico e social.

Carlos Fernandinho Teixeira destacou também a forte presença cabo-verdiana em Amadora e o significado que esta iniciativa tem junto dos e/imigrantes mosteirenses, e não só, que escolheram este município para viver.  "Estamos num Município que, entre os vários municípios portugueses, soube pôr em prática o conceito da multiculturalidade e da interculturalidade, sustentado por um modelo dinâmico de integração de várias comunidades de origem estrangeira, de que pontifica a cabo-verdiana, em Portugal. O exemplo de Amadora, que nos cala fundo, faz com que esta parceria tenha sabor especial e incidência particular", afirmou.

A presidente da Câmara Municipal da Amadora manifestou "grande satisfação" em assinar este acordo de Cooperação e de Amizade "que vai contribuir muito" para objeto o fortalecimento das relações sociocultural e económica entre os municípios de Mosteiros e a Amadora fomentando o intercâmbio, a troca de boas práticas administrativas de gestão pública, a troca de informações e de experiências no âmbito cultural, artístico,económico, educacional, turístico, científico e desportivo.

Carla Tavares disse esperar que os municípios e seus cidadãos possam tirar o maior proveito deste procolo agora formalizado, de modo a que as ações dele decorrentes resultem no desenvolvimento socioeconómico e cultural dos munícipes das duas regiões.

A assintura do protocolo deu-se no quadro das celebrações do 40º aniversário do municipio da Amadora. Nesta quarta-feira, 11, dia do município da Amadora, realiza-se uma sessão solene em frente aos Paços do Concelho na presença de vários convidados, dentre os quais presidentes de Câmara de Cabo Verde (São Miguel e Mosteiros), do Brasil e de São Tomé e Príncipe.

GCI

Deixe seu Comentário