Dia Internacional da Língua Materna: CMM realiza conferência sobre importância do Crioulo na construção da Identidade Nacional

Dia Internacional da Língua Materna: CMM realiza conferência sobre importância do Crioulo na construção da Identidade Nacional 22/02/2021 13:19Hs

Dia Internacional da Língua Materna: CMM realiza conferência sobre importância do Crioulo na construção da Identidade Nacional

A Camara Municipal de Mosteiros realizou, na sexta-feira, 19, uma conferência sobre a língua materna e a sua importância na construção da nossa identidade enquanto povo.

Intitulada “Lingua di Terra - Lisersi di Nos Identidadi” (Língua Materna- Alicerce da Nossa Identidade), a conferência teve a participação de estudantes e professores dos Agrupamentos I e II das Escolas de Mosteiros, parceiras da Vereação neste evento, e personalidades ligadas ao setor das artes.

O evento, que cumpriu os protocolos de proteção à Covid-19, foi realizado no quadro das comemorações do Dia Internacional da Língua Materna,21 de fevereiro.

O tema foi apresentado pelo professor Fausto do Rosário que fez um historial do crioulo desde o seu surgimento enquanto Pidjin, passando pelo seu contributo na formação do crioulo de outros países, através da sua interação. Rosário defendeu que “o crioulo eh o nosso cartão de identidade e deve ser conservado porque serve a nossa comunidade”. Defendeu também que a nossa língua maternal esta em constante transformação com a introdução de novas palavras de diferentes línguas.

O presidente da Câmara Municipal de Mosteiros, Fábio Vieira, por seu turno, disse que o crioulo deve ser valorizado e uma das formas de se fazer isso e “apostar na sua oficialização, pois investir na sua oficialização seria preservar a nossa identidade enquanto povo”.

GCI

Deixe seu Comentário