Carnaval: Crianças do Pré-escolar e do EBO abrem a festa

Carnaval: Crianças do Pré-escolar e do EBO abrem a festa 01/03/2019 15:35Hs

Carnaval: Crianças do Pré-escolar e do EBO abrem a festa

A programação do Carnaval 2019 no município de Mosteiros começou na manhã desta sexta-feira, 1º de Março, com desfile das crianças do Pré-escolar e do Ensino Básico Obrigatório (EBO).

A escola de Fonsaco foi a primeira a mostrar-se ao público. Saíram pelo meio da manhã e coloriram o largo dos Paços do Concelho.

Ao início da tarde, as crianças dos jardins de todo o concelho tomaram conta do sambódromo improvisado em frente à Câmara Municipal.

Na terça-feira,5, os grupos oficiais apresentam-se no largo dos Paços do Concelho a partir das 15:00.

Surpresa, de Queimada Guincho, Estrela Negra e Unidos de Fonsaco, ambos da localidade de Mosteiros Trás, são os grupos oficiais do Carnaval de Mosteiros deste ano.

Prémios e Subsídios

A Vereação deliberou na sua segunda reunião ordinária, realizada em Fevereiro, sobre a atribuição de subsídios aos grupos oficiais do Carnaval e sobre a atribuição de prémios coletivos e individuais.

O vencedor do Carnaval 2019 terá o prémio de 100 mil escudos. O segundo vai receber 70 mil e o terceiro, 50 mil escudos.

Haverá também prémios para o Rei e para a Rainha do Carnaval (10 contos cada), para a porta-bandeira e para o mestre-sala (7 500 escudos cada) e para a rainha de bateria, também no valor de 7 mil e 500 escudos.

Os grupos oficiais têm direito este ano a um subsídio no valor de 70 contos, para financiar os custos de produção do Carnaval.

Jardins e Escolas

A Câmara Municipal continua a apoiar o Carnaval escolar e dos jardins infantis. Ao pré-escolar foi atribuído o montante de 70 mil escudos. Os agrupamentos 1 e 2 receberam 50 contos cada.

Orçamento

Com o aumento do valor dos prémios coletivos e a atribuição de prémios individuais o orçamento do Carnaval sobe para 700 contos, 500 dos quais financiados pela Câmara Municipal. O remanescente é financiado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

GCI

Deixe seu Comentário