Social: Presidente participa em Encontro Internacional sobre Cuidados Paliativos em Cabo Verde

Social: Presidente participa em Encontro Internacional sobre Cuidados Paliativos em Cabo Verde 04/10/2019 18:27Hs

Social: Presidente participa em Encontro Internacional sobre Cuidados Paliativos em Cabo Verde

Carlos Fernandinho Teixeira foi um dos convidados de honra deste evento organizado pela ASDE - Associação Solidariedade e Desenvolvimento, Hospital Regional São Francisco de Assis e OMS - Organização Mundial da Saúde.

Sob o lema “Dignidade Humana até o Fim da Vida”, o encontro tem lugar em São Filipe. Começou a 3, quinta-fiera, e termina a 5 de Outubro, sábado, no Auditório Padre Pio Gottin.

O ato de abertura será presidido pelo Chefe do Estado, Jorge Carlos Fonseca.

O autarca de Mosteiros foi um dos intervenientes neste evento. No seu discurso Fernandinho Teixeira enaltece a importância do Centro de Cuidados Paliativos, construído por iniciativa da ASDE, na promoção da dignidade humana.

Eis a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Mosteiros:

“Agradeço à ASDE ter-me convidado a estar presente e a participar deste grande momento cujo lema é “dignidade humana até o fim da vida”, agradecimento em particular à diretora desta associação, Dra. Maria Ressureição Graça.

Esta jornada também tem o mérito de chamar a atenção para a situação dos doentes incuráveis e para a necessidade de outras respostas por parte dos serviços de saúde apropriados, especializados e qualificados. Uma atenção que visa dar o máximo de conforto e de qualidade de vida a tais doentes e seus familiares.

Satisfação redobrada na medida que, entre outros objetivos, a jornada inscreve efetiva e ativamente os cuidados paliativos na agenda de saúde cabo-verdiana e fá-lo como prestação de assistência fundamentada e fundamental, enquadrando-se objetivamente na inauguração prevista para 2020 do Centro de Cuidados Paliativos de Cabo Verde, aqui nesta cidade de São Filipe, não só o primeiro do nosso País, mas o quinto de toda a África e o único da África Ocidental.

Este Centro, que terá o nome de Nossa Senhor de Encarnação, não havendo outro melhor para padroeira, irá colocar Cabo Verde no mapa dos países que olham pata os cuidados paliativos como uma das prestações de saúde que mais dignificam o ser humano, porquanto incidem em momentos cruciais da vida e conferem a todos respetiva e continuada dignidade. Como bem disse o Padre Octávio Fasano: “a morte é um momento alto da vida”. E acrescento, um momento, tal como o nascimento, da mais elevada dignidade.

Por isso, é-me mais do que devida uma palavra de apreço e de reconhecimento à ASDE e ao Padre Octávio Fasano, pelo trabalho abnegado e generoso que tem tornado possível muitas realizações e muitas vitórias. A construção do Centro de Cuidados Paliativos, já referida, em muito dignifica a ilha do Fogo e Cabo Verde, é algo de importância transcendental e que leva a um nível alto o bom nome da nossa oferta de saúde. Inovador e diferenciado, este projeto é, sem dúvida, um bom exemplo da dinâmica humanitária desta valorosa ASDE, tendo à frente o mui imprescindível Padre Octávio Fasano.

Senhor Ministro da Saúde,

Dirijo-me a si para, além do orgulho que esta jornada e o futuro centro trazem a todos nós, salientar a enorme importância de refletirmos e instituirmos os cuidados paliativos em Cabo Verde, bem como a oportunidade de desenvolvermos um programa nacional dos cuidados paliativos.

Aos cabo-verdianos não será despiciendo criarmos um movimento de cidadania de apoio aos cuidados paliativos, porquanto questão crucial para toda a sociedade, paradigma que pode e dever ser considerada a partir deste encontro internacional em São Filipe, em sinergia com todas estas instituições aqui reunidas, com o Governo e o Poder Local.

Vamos criar um consenso nacional em torno dos cuidados paliativos e identificar, dividindo as responsabilidades numa cadeia solidária de cuidadores, fazendo vincar os objetivos desta jornada.

Em nota final, digo que os cabo-verdianos, em geral, e os foguenses, em particular, estão decerto gratos aos padres Capuchinhos e ao Padre Octávio Fasano por haverem escolhido Cabo Verde e esta ilha do Fogo para se dedicar tanto e sempre com muita qualidade, dignidade e humanidade.

Desejo, a todos, um bom trabalho e as maiores felicidades. E, em nome da Câmara Municipal dos Mosteiros e dos seus munícipes, fica um bem-haja a cada um de vós por esta gesta em nome da ética, da dignidade e do bem-estar humanos.

Obrigado.”

Deixe seu Comentário