Semana Global do Empreendedorismo: Presidente aponta potencialidades nos setores da Agropecuária, Pesca e Ecoturismo Sustentável

Semana Global do Empreendedorismo: Presidente aponta potencialidades nos setores da Agropecuária, Pesca e Ecoturismo Sustentável 13/11/2018 14:29Hs

Semana Global do Empreendedorismo: Presidente aponta potencialidades nos setores da Agropecuária, Pesca e Ecoturismo Sustentável

Carlos Fernandinho Teixeira interveio ontem na cerimónia de abertura da 8ª Semana Global do Empreenderorismo realizada em Cova Figueira, Santa Catarina, para falar do percurso feito por Mosteiros nas últimas duas décadas e dos desafios do futuro.

O presidente falou do Empreendedorismo enquanto “arma poderosa para o combate ao desemprego, sobretudo o desemprego jovem, cuja taxa é deveras preocupante”.

Falando sobre as realizações da edilidade, Teixeira exemplificou com “a criação do Gabinete Municipal de Empreendedorismo (GME), dirigido por uma pessoa formada em economia e gestão e um engenheiro da área da Agricultura biológica”.

Segundo o autarca, o GME representa um passo importante neste processo. “Além de prestar o apoio técnico aos jovens na melhor estruturação dos seus planos de negócios, o referido tem tido um papel importante na orientação dos jovens na mobilização de recursos para o desenvolvimento das suas iniciativas de negócio”.

O presidente referiu-se também à assinatura de protocolos de cooperação e colaboração institucional com o Centro de Formação Profissional Fogo e Brava e a Pro-Empresa, visando a integração de intervenções nesse setor, refletem claramente a nossa grande aposta em transformar Mosteiros num dos municípios mais empreendedores de Cabo Verde.

A Câmara Municipal, reforçou o presidente da Câmara, tem investido fortemente nas Atividades Geradoras de Rendimento, com o propósito de promovermos a independência económica das pessoas e das famílias mais vulneráveis.

Referindo-se aos desafios para os próximos tempos, o dirigente autárquico afirmou que “ainda um longo caminho a palmilhar nesta matéria” e que, no quadro da implementação do Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Sustentável (PEMDS) de Mosteiros, propõe-se materializar a curto, médio e longo prazos, políticas públicas integradas que visam, em última instância, mitigar o desemprego e alavancar o desenvolvimento sustentável de Mosteiros.

O presidente da Câmara realçou a importância que o PEMDS atribui aos setores-chave de desenvolvimento do nosso município, nomeadamente a agricultura, a pecuária, a pesca e o turismo.

“Estamos certos de que a modernização desses setores, numa perspectiva de mercado, trará ganhos incomensuráveis em matéria de geração de emprego”, afirmou.

Para Fernandinho Teixeira, a criação de cooperativas agro-pecuárias, o desenvolvimento da fileira da Pesca, assim como o desenvolvimento do Ecoturismo Sustentável, “mais do que desígnios políticos, consubstanciam-se em programas e projetos estratégicos de desenvolvimento económico do nosso município”.

O autarca fez referência também às iniciativas empreendedoras enquadradas no PEMDS, visando o empoderamento das mulheres.

“A institucionalização do prémio ‘ami ê empreendedora’, a criação do banco da mulher, a capacitação das mulheres em gestão de pequenos negócios, a criação de creches municipais com vista à minimização do desemprego feminino, são iniciativas que, se bem implementadas e tenham sucesso, representam ganhos estruturais para o desenvolvimento da nossa economia local, criar riquezas e gerar iguais oportunidades para todos”, concluiu.

GCI | Foto: CMSCF

Deixe seu Comentário