Política: Presidente propõe congresso de municípios portugueses geminados com municípios do Fogo

Política: Presidente propõe congresso de municípios portugueses geminados com municípios do Fogo 17/08/2018 14:25Hs

Política: Presidente propõe congresso de municípios portugueses geminados com municípios do Fogo

Carlos Fernandinho Teixeira fez esta proposta na 1ª Conferência dos Municípios Geminados com Mosteiros, realizado terça-feira,14, nos Paços do Concelho, na cidade de Igreja.

Segundo o presidente, esta iniciativa servirá para redinamizar a cooperação intermunicipal entre as autarquias foguenses e as autarquias portuguesas.

À semelhança da 1ª Conferência dos Municípios Geminados com Mosteiros, este congresso abrirá portas para o reforço das relações de amizade e cooperação entre os municípios geminados, “para que as relações de cooperação não se restrinjam à esfera política, mas também às instituições do terceiro sector, ao sector privado e à sociedade civil organizada”.

A proposta de Fernandinho Teixeira foi prontamente aceite pelos presidentes presentes na conferência dos municípios geminados e pelos presidentes das Câmaras Municipais do Entroncamento e de Ansião, que participaram via Skype no evento.

Os autarcas concordaram também, através da Declaração de Mosteiros, a “institucionalizar a Conferência dos Municípios Geminados, que deverá ser realizada numa base anual, de forma a assegurar a monitorização dos acordos de cooperação e geminação celebrados, bem como fazer o acompanhamento da execução das decisões, iniciativas e medidas tomadas em cada conferência”.

GCI

Deixe seu Comentário