PDL: Assembleia Municipal valida Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Sustentável

PDL: Assembleia Municipal valida Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Sustentável 15/12/2018 15:23Hs

PDL: Assembleia Municipal valida Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Sustentável

O documento apresentado na quinta reunião ordinária da Assembleia Municipal de Mosteiros (AMM), realizada sexta-feira,14, reuniu consenso entre os grupos parlamentares.

Os deputados do PAICV e do MpD manifestaram seu agrado e reconhecimento ao trabalho feito pela Plataforma para o Desenvolvimento Local (PDL) de Mosteiros, através de seu ponto focal, o vereador Fábio Vieira, que fez a apresentação do plano ao parlamento municipal.

Sobre o PEMDS de Mosteiros

O PEMDS – Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Sustentável, orçado em pouco mais de 800 000 000 de escudos, é uma iniciativa da Câmara Municipal de Mosteiros, no quadro da implementação do Programa das Plataformas para o Desenvolvimento Local e ODS 2030.

Até 2022 servirá de documento de orientação estratégica para a implementação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável do município de Mosteiros, criando as condições que propiciem o bem-estar da população mosteirense, através da geração de riqueza, criação de emprego e promoção da coesão territorial.

A sua elaboração estribou-se na metodologia participativa, envolvendo os principais atores de desenvolvimento social e económico do município, por forma a desenvolver um plano estratégico exequível e que responda as suas reais necessidades, anseios e expectativas.

Plataforma para o Desenvolvimento Local

O Programa de Plataformas para o Desenvolvimento Local (PDL) e Objetivos 2030 em Cabo Verde, do qual fazem parte os municípios de Brava, Ribeira Grande Santiago, Ribeira Grande de Santo Antão, Paul, Porto Novo, Mosteiros, Santa Catarina do Fogo, São Filipe e São Salvador do Mundo, é financiado pelo Grão-Ducado do Luxemburgo, no montante de dois milhões de euros, por um período de três anos (2017-2019).

Com este programa pretende-se reforçar as capacidades dos atores locais em matéria de articulação a vários níveis, a planificação estratégica e desenvolvimento económico local, contribuindo ainda para a parceria global para a inovação em matéria de desenvolvimento territorial e de governação local.

GCI

Deixe seu Comentário