Novo Ano Letivo: Presidente pede união e trabalho para que “ninguém fique fora deste autocarro do futuro”

Novo Ano Letivo: Presidente pede união e trabalho para que “ninguém fique fora deste autocarro do futuro” 17/09/2018 14:16Hs

Novo Ano Letivo: Presidente pede união e trabalho para que “ninguém fique fora deste autocarro do futuro”

Carlos Fernandinho Teixeira presidiu na manhã desta segunda-feira,17, à cerimónia de abertura oficial do ano letivo 2018/2019, realizada no Auditório Municipal Pedro Pires, na cidade de Igreja.

O presidente da Câmara Municipal de Mosteiros desejou um bom ano letivo a todos os dirigentes educativos, professores, alunos, pais e encarregados de educação.

Dirigindo-se aos estudantes, Teixeira lembrou-lhes que “a educação não é só a ferramenta do conhecimento, mas o fator determinante para que sejam cidadãos mais preparados para o futuro, mais felizes e mais livres”, devendo por isso trabalhar afincadamente durante todo o ano letivo para ter bons resultados.

O autarca transmitiu aos dirigentes educativos “a confiança” que a Câmara Municipal deposita no sistema e “a disponibilidade em colaborar de modo a contribuir para o êxito de mais este ano letivo”.

Fazendo alusão ao lema deste ano, “Mais Educação, Mais Inclusão”, o presidente da Câmara Municipal apelou à efetivação das “medidas sociais de apoio” anunciadas pelo Ministério da Educação, “para que ninguém fique fora deste autocarro do futuro, considerando as enormes bolsas de pobreza e desemprego ainda existentes no nosso País como um todo e nos Mosteiros, em particular”.

Para Fernandinho Teixeira “Mais Educação, Mais Inclusão” deve significar mais condições escolares, pedagógicas, curriculares e didáticas para uma educação mais ‘aprendente’ e uma escolarização bem-sucedida, mas também “mais acesso de todos às oportunidades educativas, reduzindo os condicionalismos sociais, familiares e outros para que ninguém fique de fora e à margem”.

O presidente saudou as medidas de universalização da educação pré-escolar, as mudanças curriculares que reforçam os estudos da língua portuguesa e das línguas estrangeiras, que consideram a língua materna como instrumento crucial de alfabetização, e olham com mais ponderação os estudos das matemáticas e das aprendizagens das novas tecnologias e criam melhores condições de acesso aos manuais e materiais escolares.

Teixeira apelou ao empenho de todos e à união em torno da causa da Educação no município para que o ano letivo resulte em êxito.

Para o dirigente “todos devem continuar a assumir os seus estatutos e papéis, que torna possível que Cabo Verde, longe ainda do ideal, tenha um notável desempenho na Educação”.

 

GCI

Deixe seu Comentário