Morte de Giovani: Municípios Portugueses e EsACT-IPB endereçam Notas de Pesar a Mosteiros

Morte de Giovani: Municípios Portugueses e  EsACT-IPB endereçam Notas de Pesar a Mosteiros 09/01/2020 12:26Hs

Morte de Giovani: Municípios Portugueses e EsACT-IPB endereçam Notas de Pesar a Mosteiros

As Câmaras Municipais de Portugal que têm acordos de cooperação com Mosteiros manifestaram solidariedade para com a Câmara e com o povo de Mosteiros e expressaram ao presidente e à família do estudante mosteirense o seu pesar pela morte de Luís Giovani dos Santos Rodrigues, ocorrido a 31 de Dezembro em resultado de agressão física sofrida em Bragança.

A presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, afirmou em Nota que “é com grande consternação” que tomaram conhecimento do falecimento de Luís Giovani dos Santos Rodrigues, “bem como das pesarosas circunstâncias em que a mesma aconteceu”.

“É com profundo pesar que a Câmara Municipal da Amadora expressa as mais sinceras condolências, não só toda a comunidade de Mosteiros, mas todos os amigos e familiares enlutados pelo desaparecimento do estudante”.

Aquela edilidade portuguesa, que assinou um acordo de cooperação com Mosteiros em Setembro de 2019, manifestou também disponibilidade em colaborar com o município no que for necessário.

“Com a maior estima e fruto da cooperação e amizade entre os nossos municípios, endereçamos os nossos pêsames e reiteramos a nossa disponibilidade de colaboração”, concluiu a autarca Amadorense.

O presidente da Câmara Municipal de Mosteiros recebeu também telefonemas do secretário de Estado do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, e dos presidentes de Ansião e do Entroncamento que se manifestaram solidários e manifestaram seus pesares.

Do município de Mirandela a Câmara de Mosteiros recebeu uma nota em que “manifesta o seu profundo pesar pela morte de Luís Giovani dos Santos Rodrigues, aluno do curso de Design de Jogos Digitais da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo – EsACT – em Mirandela.”

“À Família, a Autarquia manifesta total solidariedade e disponibilidade de apoio neste momento de dor imensa”, lê-se na nota enviada pelo gabinete da presidente, Júlia Maria Rodrigues.

Comunidade Académica do IPB enlutada

A Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo de Mirandela do Instituto Politécnico de Bragança também se manifestou consternada com o ocorrido ao estudante mosteirense em Bragança.

“Como creio ser do conhecimento de todos, vivemos um momento de luto pelo falecimento do nosso aluno Luís Giovani dos Santos Rodrigues, ocorrido no dia 31 de dezembro de 2019, momento em que tivemos conhecimento deste infortúnio”, escreveu em nota o pró-presidente para a Comunicação do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Luís Carlos Pires.

“Desde logo a EsACT-IPB, alunos, funcionários docentes e não docentes, lamenta profundamente o falecimento do nosso aluno Luís Giovani dos Santos Rodrigues e repudia qualquer forma de violência, seja ela de que natureza for, qualquer que seja o seu contexto ou motivação.

Em articulação com o IPB, apresentámos à família os nossos mais sentidos pêsames associando-nos a ela neste momento de dor, sempre difícil, mais ainda nesta quadra, apresentando a nossa total disponibilidade para auxiliar no que for possível, sabendo que nada poderá reparar a perda.

Independentemente dos contornos que tenham sido suscitados, o desenlace não é aceitável, não é admissível, pelo que, enquanto academia, enquanto membros desta sociedade de tolerância em que acreditamos viver e para a qual queremos contribuir, na sua construção e solidificação, manifestamos toda a nossa confiança no cabal esclarecimento, pelas autoridades competentes, dos acontecimentos que levaram a este dramático e infeliz desenlace.

O Giovani não pode ter partido em vão. A sua fugaz passagem por este sonho interrompido, por esta comunidade estudantil, a quem apelidei de família na mensagem de natal, tem que nos ensinar algo. Temos que aprender a manter o rumo da construção desta sociedade de tolerância, de afetos, de aprendizagem, de conhecimento, de ciência, mas também de responsabilidade, sobretudo de responsabilização.”

GCI

Deixe seu Comentário