Institucional: Presidente participa em atelier sobre Pacto Nacional para Emprego

Institucional: Presidente participa em atelier sobre Pacto Nacional para Emprego 04/12/2018 12:32Hs

Institucional: Presidente participa em atelier sobre Pacto Nacional para Emprego

O evento tem lugar na cidade da Praia entre as 8H30 e as 13 horas desta terça-feira,4 e é promovido pela Direção Geral do Emprego, Formação Profissional e Estágios Profissionais (DGEFPEP).

O atelier para apreciação e avaliação do Balanço ao Pacto Nacional para o Emprego, em que a Câmara Municipal é representada por Fernandinho Teixeira (presidente), realiza-se no âmbito do Plano de Atividades do Programa de Apoio ao Emprego, Empregabilidade e Inserção (Jov@Emprego), executado conjuntamente pela OIT e PNUD e financiado pela Cooperação Luxemburguesa.

Em nota a DGEFPEP realça que “decorridos quatro anos, entendeu-se que, seria o momento de efetuar um balanço a esse importante instrumento e, se considerado oportuno, relançar um novo pacto”.

Pacto Nacional para Emprego

A Organização Internacional do Trabalho – OIT adotou, na sua 98ª Conferencia Internacional, o PACTO GLOBAL PARA O EMPREGO.

Com este pacto pretendeu-se “orientar políticas nacionais e internacionais para a criação de emprego, a proteção social dos trabalhadores e o estímulo à recuperação económica num cenário de crise”.

Esse Pacto Mundial para o Emprego propõe um conjunto de medidas como resposta à crise, que os países poderiam adotar para fazer face à sua situação e a necessidades específicas.

Respondendo ao repto lançado pela OIT, o governo de Cabo Verde, os parceiros sociais e a sociedade civil organizada assinaram em 2014 e um compromisso nacional designado I PACTO NACIONAL PARA O EMPREGO.

O Pacto teve por objetivo “mobilizar a Nação Cabo-verdiana e, em particular, os poderes públicos, os empregadores e os trabalhadores, para uma luta conjunta, coordenada e eficaz contra o desemprego.”

GCI

Deixe seu Comentário