Fórum: Câmara e grupos locais refletem sobre Organização e Sustentabilidade do Carnaval

Fórum: Câmara e grupos locais refletem sobre Organização e Sustentabilidade do Carnaval 22/02/2021 09:28Hs

Fórum: Câmara e grupos locais refletem sobre Organização e Sustentabilidade do Carnaval

A Câmara Municipal de Mosteiros realizou terça-feira, 16, um fórum sobre o Carnaval de Mosteiros. O evento teve lugar no Auditório Municipal Pedro Pires e contou com a presença de membros e dirigentes dos quatro grupos oficiais de Carnaval de Mosteiros.

Proibida a realização de desfiles de carnaval, devido à pandemia do coronavírus, a Câmara Municipal de Mosteiros aproveitou o ensejo para convidar os agentes da festa do rei Momo a refletirem sobre a Organização e Sustentabilidade do Carnaval, identificar os ganhos, as dificuldades e os desafios para o futuro dessa festa.

O Presidente da Câmara Municipal de Mosteiros, Fábio Vieira, apresentou o tema “Fomento e Financiamento do Carnaval” e, durante o seu discurso, disse que a Vereação quer “transformar o Carnaval num produto turístico de alto valor acrescentado para a economia local”.

Para que isso aconteça o autarca mostrou disponibilidade em “aumentar a verba do Carnaval para reforçar financeiramente os grupos e dar mais dignidade ao Carnaval”, no entanto, constatou que deve “haver diversidade, por parte dos grupos, na mobilização de outros recursos para a promoção do Carnaval, porque os recursos da Câmara não são muitos e a política de discriminação positiva por parte do governo central, porque os recursos que a autarquia tem recebido não responde às demandas e expetativas que temos”.

O vereador da Cultura, Nelson Pires, por seu turno, defendeu que é preciso refletir sobre o tipo de Carnaval que se quer daqui para frente e apelou à união e dedicação de todos os membros de cada grupo.

“Regulamento do Carnaval de Mosteiros” foi outro tema do fórum. Foi apresentado por Hermógenes Fernandes que explicou os critérios de avaliação que compõem o regulamento do Carnaval para que os grupos pudessem ficar a par da forma como é feita a avaliação dos desfiles carnavalescos. Fernandes revelou que “não é fácil ser membro de Júri no Concelho de Mosteiros” porque na maior parte das vezes não se aceita de forma amigável os resultados consensualizados pelos jurados.

Ainda durante o Fórum do Carnaval os grupos trocaram experiência entre si esmiuçando temas como ‘Música de Carnaval’, ‘Reciclagem no Carnaval’, ‘Acessórios e Roupas de Carnaval’ e ‘Construção de andores’.

GCI

Deixe seu Comentário