Festas Município 2019: “ A Lenda e a Feitiçaria na ilha do Fogo” lançado em Mosteiros

Festas Município 2019: “ A Lenda e a Feitiçaria na ilha do Fogo” lançado em Mosteiros 12/08/2019 18:23Hs

Festas Município 2019: “ A Lenda e a Feitiçaria na ilha do Fogo” lançado em Mosteiros

As Festas do Município de Mosteiros 2019 começaram esta segunda-feira,12, e terminam domingo, 18, com a realização da 26ª edição do Festival de Praia Lantcha.

Depois da abertura da Feira Regional de Artesanato e Agronegócio, teve lugar no salão nobre dos Paços do Concelho o lançamento do livro “A Lenda e a Feitiçaria na ilha do Fogo”, da autoria de Manuel António Andrade Gomes, mais conhecido por Mané de Tchinina.

O livro foi apresentado por Fábio Vieira, vereador da Cultura na Câmara Municipal de Mosteiros e presidente da Comissão das FMM.

Para Fábio Vieira este livro é um ato de coragem. “Não só por causa da natureza e complexidão do assunto, que pressupõe uma investigação exaustiva, mas sobretudo, por se tratar de um tema bastante melindroso, com o qual se deve ter cuidados redobrados na abordagem, inibindo assim toda e qualquer tentação de formulação de juízos de valor ou mesmo beliscar sensibilidades de pessoas que podem estar ou estiveram ligadas à essa prática ou atividade.”

O apresentador considera que “a forma como o autor arruma os conteúdos, cria os enredos, engenha os cenários e amolda as personagens, é particularmente fascinante, e isso leva-nos todos a admitir que esta obra não se trata apenas de um conto romanceado, temos em mãos uma autêntica obra de arte.”

A obra de Mané de Tchinina tem também um viés científico forte, o que significa dizer, segundo Vieira, que a narrativa criada não é fruto do acaso ou mera ficção do autor, mas sim produto de um intenso trabalho de indagação, recorrendo-se não somente a textos e documentos, mas também a depoimentos, testemunhos e relatos de várias pessoas, que acabam por enriquecer ainda mais a obra.

“A forma criativa como o autor nos conta essas estórias é também peculiar e isso mostra-nos que estamos diante de um exímio contador de estórias e um sujeito que conhece muito bem as tradições orais da ilha do Fogo. E porque não uma importante reserva intelectual da ilha, que também precisa ser explorada.”

Outros eventos

Na tarde deste primeiro dia das Festas do Município realizou-se a Corrida de Bicicletas. A prova foi ganha por Celso Andrade, de Relvas.

Às 21 horas começa a Gala do Emigrante, que, este ano, realiza-se na pedonal da cidade de Igreja e que terá animação musical do grupo Passadinha e Amigos, dentre outras atrações.

GCI

Deixe seu Comentário