Festas do Município 2018: Câmara Municipal apresenta programa à imprensa

Festas do Município 2018: Câmara Municipal apresenta programa à imprensa 01/08/2018 17:53Hs

Festas do Município 2018: Câmara Municipal apresenta programa à imprensa

A Câmara Municipal dos Mosteiros concedeu na manhã desta quarta-feira,1º de Agosto, uma conferência de imprensa sobre as Festas do Município deste ano.

A conferência teve lugar na Praça do Entroncamento, no centro da cidade.

Na ocasião a edilidade apresentou o programa completo das Festas do Município e abordou, dentre outras, questões relacionadas com o orçamento, o cartaz dos bailes populares, a 25ª edição do Festival Praia Lantcha e a redução dos dias de festa.

O presidente da Comissão Organizadora das Festas do Município enalteceu o facto de este ano a edilidade pautar pela realização de umas festas de baixo custo em relação às edições dos últimos anos.

Fábio Vieira falou numa redução do Orçamento na ordem dos 40 por cento, devendo as festas custar pouco mais de 6 mil contos.

Segundo o vereador, “defronte um contexto de mau ano agrícola, decidimos pela realização de umas festas de baixo custo, no sentido de pouparmos recursos financeiros importantes, que serão depois canalizados para apoiar sobretudo os nossos agricultores e criadores de animais, bem como as famílias mais vulneráveis”.

Nesse sentido, a Vereação decidiu também encurtar a programação das festas, reduzindo de 8 para 6 os dias atividades.

Na mesma linha, advogou o presidente da Comissão Organizadora, “a definição do cartaz dos bailes populares e do Festival Praia Lantcha, visa a promoção da eficiência económica, recorrendo, fundamentalmente a dois parâmetros: preferência por artistas residentes, em especial os oriundos do município, e a flexibilidade do artista na negociação do cachê”.

Fábio Vieira destacou igualmente nesta conferência de imprensa as invoações introduzidas na programação deste ano. A realização da 1ª Gala do Emigrante, a realizar-se na noite de 12 de Agosto, e a 1ª Conferência dos Municípios Geminados com Mosteiros, no dia 14, são algumas das principais novidades da edição deste ano.

O programa cultural das Festas do Município inclui o lançamento do livro “Prantos e Enigmas da Alma”, da poetisa mosteirense Suley Barbosa, a feira de artesanato e produtos made in Fogo, as finais dos concursos Dança Mosteiros e Todo Mundo Canta, shows de humor e de magia, as duas noites de baile popular (13 e 14) e a 25ª edição do Festival Praia Lantcha.

Homenageando João Rodrigues Miranda, mais conhecido por Eugénio Mimi, um dos fundadores do Festival de Praia Lantcha, as Festas do Município fazem-se também de desporto. Jogos de mesa, Torneio do Município (futebol de 11), Torneio de Velhas Glórias, Futsal Entre Serviços, Atletismo masculino e feminino, Ciclismo, Corrida de Cavalos e Natação.

GCI

Deixe seu Comentário