FCF: Presidente da República preside à cerimónia de abertura do 5º Festival do Café do Fogo

FCF: Presidente da República preside à cerimónia de abertura do 5º Festival do Café do Fogo 20/03/2018 18:55Hs

FCF: Presidente da República preside à cerimónia de abertura do 5º Festival do Café do Fogo

O presidente da República vai presidir à cerimónia de abertura do 5º Festival do Café do Fogo (FCF), acto agendado para a tarde de sexta-feira, 23.

Jorge Carlos Fonseca respondeu positivamente ao convite que lhe foi endereçado pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Fernandinho Teixeira, aquando de uma audiência que este teve com o chefe de Estado em Janeiro deste ano.

Para a Câmara Municipal dos Mosteiros, a participação do mais alto magistrado da Nação no FCF empresta mais prestígio ao certame e demonstra a importância deste evento para a promoção de um dos principais cartões de visita da ilha do Fogo: o café produzido nos Mosteiros.

Outros convidados de honra

De Portugal vem uma delegação constituída por 10 pessoas, entre politicos, empresários e jornalistas. A delegação de Ansião, município geminado com Mosteiros, é encabeçada pelo presidente da Câmara Municipal, António José Vicente Domingues.

A embaixada dos Estados Unidos da América também vai se fazer presente neste certame organizado pela Câmara Municipal dos Mosteiros, através responsável da Secção Politica/Económica – Amelia Runyon.

Fogo Coffee Fest celebra prémios do café do Fogo

A 5ª edição do festival celebra os 100 anos dos primeiros prémios do café do Fogo, que datam de 1917 e 1918, quando este produto se destacou em exposições realizadas na Praia.

Estas distinções foram importantes, porquanto contribuiram para a fama do café do Fogo, galgando terras lusas e destacando-se em colónias portuguesas como Angola, Brasil, Goa, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Em 1934, o café do Fogo foi medalha de ouro da Exposição Colonial no Porto, sendo considerado o melhor café do império português. Por esta altura já era um dos produtos ultramarinos com maior influência na Balança Comercial do país.

Em 1954 outra distinção. Agora na grande exposição da Índia portuguesa.

As distinções internacionais ao café do Fogo não pararam. Mais recentemente, a qualidade deste café produzido nas terras alimentadas por matérias vulcânicas e microclimas, foi reconhecida por entidades de notoriedade mundial.

Foto: Arquivo CMM

Deixe seu Comentário