Estradas: Deslizamento de rochas na via de Sumbango causa prejuízos em propriedades agrícolas e gado

Estradas: Deslizamento de rochas na via de Sumbango causa prejuízos em propriedades agrícolas e gado 18/06/2018 16:41Hs

Estradas: Deslizamento de rochas na via de Sumbango causa prejuízos em propriedades agrícolas e gado

Há mais de três dias que se têm registado deslizamentos de grandes massas de terra e rochas no troço de estrada nacional de Sumbango, via que liga Rocha Fora e localidades da zona norte ao centro do concelho.

A via continua completamente intransitável, não obstante os esforços no sentido de se proceder à sua desobstrução na manhã desta segunda-feira,18.

Na localidade de Murro, situada a escassos metros da encosta onde se registam os deslizamentos, pedras enormes atingiram algumas propriedades agrícolas, causando prejuízos em perímetros irrigados.

Há relatos de criadores que dizem ter perdido animais. Há também currais e pocilgas que ficaram destruídos, o que obrigou muitos criadores de gado a retirarem seus animais do local.

As perdas materiais ainda não foram contabilizadas, mas a população mostra-se apreensiva, devido à continuação dos deslizamentos e ao perigo que representam.

Depois do desabamento registado na sexta-feira,15, o fenómeno continuou no sábado, danificando cabos de energia elétrica. O município ficou sem energia durante cerca de 10 horas (toda a manhã de domingo).

A Câmara Municipal tem trabalhado junto da empresa responsável pela manutenção das estradas nacionais no sentido de restabelecer a ligação via norte. No entanto, os trabalhos de remoção de escombros têm evoluído de forma lenta, já que continua a registar-se queda de pedras no local.

O governo ordenou a interdição imediata da via, até que a situação volte ao normal e seja possível circular naquele troço de estrada de forma segura.

Enquanto isso, centenas de estudantes, funcionários e habitantes da zona norte, têm-se deslocado até Rocha Fora e, a partir dali, seguido a pé, pelos caminhos vicinais de Fajãzinha e de Lapinha, até as zonas baixas do concelho.

GCI

Deixe seu Comentário